Topo

Com gol de Firmino, Liverpool e Sevilla empatam na Liga dos Campeões

13/09/2017 19h12

Liverpool, 13 Set 2017 (AFP) - Depois de se classificarem à Liga dos Campeões na fase preliminar, Liverpool e Sevilla estrearam com empate em 2 a 2 no grupo E da competição, nesta quarta-feira, em partida que marcou o retorno do brasileiro Philippe Coutinho com a camisa dos Reds.

O francês Ben Yedder abriu o placar para os espanhóis, aos 5 do primeiro tempo, mas os ingleses empataram com gol brasileiro 15 minutos depois, com Roberto Firmino. A virada veio aos 36, com o egípcio Mohamed Salah. Na segunda etapa, o Sevilla buscou o empate e definiu o placar com o argentino Joaquín Correa, aos 27 minutos.

Com o resultado, todos os times do grupo E estão empatados com 1 ponto, já que Spartak de Moscou e Maribor também terminaram os 90 minutos em igualdade (1-1). Samedov e Bohar marcaram os gols da partida realizada na Eslovênia.

Depois da novela sobre possível transferência para o Barcelona, dores nas costas e participação com a seleção brasileira, Coutinho amargou boa parte da partida no banco de reservas. Ainda assim, o alemão Jurgen Klopp o colocou em campo na segunda etapa para buscar o resultado, mas o jogador não conseguiu ajudar a equipe a sair com os três pontos.

Coutinho foi ovacionado pela torcida, que considera o brasileiro peça fundamental na busca pelo sexto título da competição continental.

"Philippe treinou muito bem nos últimos dias", destacou Klopp.

"O resultado deixa sensações muito positivas. Conseguir um empate após o primeiro tempo, que foi muito difícil para nós, tem muito mérito", avaliou o técnico dos andaluzes, Eduardo Berizzo.

Não foi desta vez que os ingleses puderam se vingar da derrota para os espanhóis na final da Liga Europa 2015-2016. Na ocasião, os andaluzes se deram melhor e conquistaram o tricampeonato do torneio após vencerem por 3 a 1 na Basileia.

- Pressão, susto e reação -Precisando se recuperar da goleada por 5 a 0 sofrida para o Manchester City no Campeonato Inglês, o Liverpool iniciou o jogo com bastante intensidade e apoio da torcida. No entanto, o primeiro gol do jogo foi dos visitantes logo no princípio da partida.

Aos 5 minutos, Escudero cruzou rasteiro, o zagueiro Lovren furou na hora de cortar e a bola sobrou para Ben Yedder. O francês aproveitou o erro e completou para as redes com muita liberdade dentro da área.

Os Reds tinham o controle da bola e pressionavam desde o início, mas paravam na defesa espanhola ou nas defesas de Rico. Ainda assim, o empate não tardou em chegar.

Aos 20 minutos, após bela tabela entre Alberto Moreno e Henderson, o lateral espanhol chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. Bem posicionado, o brasileiro Roberto Firmino deu leve toque para balançar as redes.

O time da casa manteve o ritmo e conseguiu a virada aos 36 minutos. O egípcio Mohamed Salah aproveitou bobeada da zaga espanhola e roubou a bola no ataque. A cara nova do Liverpool ajeitou de fora da área, arriscou e contou com desvio em Kjaer para ver a bola morrer no fundo das redes.

Ainda na primeira etapa, os Reds tiveram a chance de ampliar em penalidade após falta escancarada de Pareja sobre o senegalês Sadio Mané. O zagueiro tomou um drible, tocou a bola com a mão e ainda abraçou o atacante dentro da área. Firmino foi para a batida e carimbou a trave direita de Rico.

- Retorno de Coutinho -Depois do intervalo, as equipes não voltaram com o mesmo ímpeto e o jogo demorou para esquentar. O que mais chamou a atenção até o 15 minutos foi a expulsão do técnico argentino Eduardo Berizzo, que jogou a bola para longe para retardar cobrança rápida de lateral do Liverpool.

O time inglês ainda conseguiu chegar com perigo em duas tentativas de longe, mas foi o Sevilla que conseguiu o empate, aos 27 minutos, com Joaqín Correa. O meia recebeu passe de Muriel na entrada da área, ajeitou o corpo e tocou na saída de Karius para fazer o segundo gol espanhol.

Em busca da vitória em casa, o técnico alemão Jurgen Klopp decidiu suspender o chá de cadeira dado a Coutinho e colocar o brasileiro em campo aos 30 minutos. No entanto, o jogador demonstrou estar com pouco ritmo de jogo, já que disputou apenas poucos minutos na atual temporada com o Brasil.

As alterações feitas por Lopp não surtiram efeito e o treinador ainda teve que ver Joe Gomez ser expulso aos 48 minutos depois de levar o segundo amarelo.

O lateral vai desfalcar a equipe para o próximo jogo, fora de casa contra o Spartak Moscou, no dia 26 de setembro. Na mesma data, o Sevilla recebe o Maribor em casa.

fa