Topo

Liga portuguesa deseja criar Liga Ibérica até 2019

13/09/2017 16h23

A liga portuguesa de futebol (LPFP) afirmou, nesta quarta-feira, que deseja criar uma competição junto com a Liga espanhola até 2019, conhecida como "Liga Ibérica", que contaria com os clubes de ambos países.

A possibilidade de formar um torneio com esse nome já foi conversada em 2015, mas não contaria com as equipes de toda península. Na época, a ideia era realizar jogos com os principais times dos dois campeonatos, em períodos sem compromissos com as respectivas temporadas.

"Esperamos que até o final do nosso mandato em 2019 a gente crie a famosa Liga Ibérica e, ao final desta temporada, um quadrangular com times portugueses e espanhóis, conformando uma colaboração ibérica total", declarou o presidente da LPFP, Pedro Proença, em vídeo emitido pela organização.

Reunidas em Madri, as ligas de Portugal e Espanha assinaram acordo para dar maior visibilidade ao futebol luso, especificou o ex-árbitro.

O dirigente espera que o país se beneficie "do efeito bola de neve da Liga espanhola, que é uma referencia mundial". Segundo Proença, a colaboração é "fruto de dois anos de trabalho".