Topo

Uefa abre processo disciplinar por confusão antes de Arsenal-Colônia

15/09/2017 16h47

Londres, 15 Set 2017 (AFP) - A Uefa anunciou nesta sexta-feira que abriu um processo disciplinar contra o Colônia "por pertubações em público" e contra o Arsenal "por bloqueio de escadas", em incidentes que ocorreram antes da partida válida pela Liga Europa entre as duas equipes, na quinta em Londres.

"O caso será estudado pelo comitê de controle, de ética e de disciplina da Uefa em 21 de setembro", informou a entidade que rege o futebol europeu.

o Colônia também será investigado por uso de "artefatos pirotécnicos", "lançamento de objetos" e "degradação" por parte de sua torcida.

O início da partida válida pelo Grupo H da Liga Europa, que terminou com vitória do Arsenal (3-1), sofreu atraso de uma hora por "motivos de segurança", em particular devido à grande presença de torcedores alemães.

Cerca de 20.000 torcedores alemães viajaram até a capital inglesa, mas só 3.000 ingressos foram vendidos para a torcida visitante, segundo a imprensa local.

Com isso, os alemães tiveram que ocupar áreas da torcida inglesa dentro do Emirates Stadium e se misturaram com os torcedores locais, provocando risco de superlotação e incidentes.

O Arsenal também anunciou que abrirá uma investigação para esclarecer o ocorrido.

"Após a partida da Liga Europa contra o Colônia, gostaríamos de lembrar que a segurança dos torcedores é nossa preocupação principal. Abrimos uma investigação sobre os acontecimentos ao redor da partida para tentar extrair lições para o futuro", explicou o Arsenal.

O Colônia foi crítico à organização londrina.

"O conjunto das medidas de segurança e de comunicação nos pareceu insuficiente, assim como o número de policiais", acusou a equipe alemã em nota. O Colônia também reclamou do "pouco número de lugares" para a torcida visitante.

A emissora inglesa Sky Sports News mostrou um vídeo em que é possível ver uma briga de torcedores nas arquibancadas.

A polícia, que prendeu cinco pessoas, reconheceu "problemas de ordem" dentro do estádio.

"Os torcedores que fazem isso são uma vergonha para o clube. Espero que estas coisas não se voltem a acontecer", lamentou o goleiro do Colônia Timo Horn.

jw-dsa/cd/am