Topo

Barcelona encerra prazo de moção de censura feita pela oposição

27/09/2017 13h06

Barcelona, 27 Set 2017 (AFP) - O FC Barcelona pediu para Agustí Benedito, responsável por mover moção de censura contra o presidente Josep Maria Bartomeu, entregar as assinaturas necessárias para continuar o pedido nesta quarta-feira, ao considerar que esta é a data limite para dar continuidade ao processo.

"Nós deixamos claro que hoje (quarta-feira) finaliza o período de juntar assinaturas" de apoio a moção, afirmou o vice-presidente Jordi Cardoner em coletiva de imprensa.

O Barcelona pede que Benedito entregue os papeis, mesmo que não tenha conseguido o apoio necessário para continuar o processo, antes das 21:30h do horário local (18:30 no horário de Brasília).

Benedito, que perdeu as eleições para Bartomeu em 2015, considera que o prazo final é no dia 2 de outubro.

Segundo o regulamento do Barcelona, Benedito tinha 14 dias para reunir assinaturas de 15% dos 110.000 sócios com idade para votar, ou seja, necessita de 16.500 pessoas para apoiarem sua ideia.

Se conseguisse, todos os sócios do clube seriam chamados para votar esta moção, que vai ser concluída com apoio de dois terços dos votantes

Ainda assim, os movedores da moção consideram que o prazo deve ser contado a partir do dia seguinte ao de receberem os papeis, e não no dia da entrega, como defende o clube. Além disso, a campanha pela moção acha que os sábados são dias inábeis.

O Barça cedeu à primeira petição, mas se manteve firme ao considerar os sábados como dias hábeis. Sendo assim, o prazo terminaria nesta quarta-feira, em vez do dia 2 de outubro, como defende Benedito.

"Nos votos anteriores de censura e nas eleições do clube, o sábado sempre foi dia hábil", garantiu Cardoner.

"Exijo que o sócio Agustí Benedito entregue os papeis, em respeito aos sócios que têm direito de saber o número de apoios válidos que receberam", acrescentou o vice-presidente.

No último sábado, Benedito afirmou que contava com "mais de 11.500 assinaturas".