Topo

Piqué reafirma permanência na seleção da Espanha pede diálogo pela Catalunha

04/10/2017 12h10

Madri, 4 Out 2017 (AFP) - O zagueiro Gerard Piqué reafirmou, nesta quarta-feira, que tem intenção de continuar jogando com a seleção da Espanha e pediu diálogo para solucionar a situação da Catalunha, ao mesmo tempo se mostrou convencido de que um independentista catalão poderia jogar na Roja.

"Não é incongruente. Eu acho que um independentista poderia jogar na seleção espanhola porque não existe seleção catalã. E porque um independentista não tem nada contra a Espanha", avaliou Piqué.

Dadas esta condições, "por que um independentista não poderia jogar com a seleção espanhola? É uma pegunta que eu faço, e não é meu caso, mas por que não poderia?", questionou-se o zagueiro em coletiva de imprensa.

Piqué garantiu ter pensado sobre a possibilidade de abandonar a seleção após os acontecimentos dos últimos dias, mas "o melhor é continuar e aceitar este desafio de dar a volta por cima".

"Sinto-me orgulhoso de estar na seleção espanhola", garantiu Piqué, insistindo em que "é impossível colocar em dúvida meu compromisso, porque estou aqui desde os 15 anos e considero isto uma família".

Sua postura em favor do direito de decidir dos catalães e suas críticas em relação à intervenção policial para impedir a realização do referendo tornaram Piqué alvo de vaias e xingamentos no primeiro treino da seleção.

Após afirmar que é um desafio tentar que as pessoas deixem de vaiá-lo, o zagueiro pediu compreensão por suas ideias políticas.

"Somos jogadores, mas antes de tudo somos pessoas", garantiu Piqué. "As pessoas têm opiniões e as opiniões vem pelo nosso entorno, de onde viemos e pela informação que nos chega. É impossível que todos pensem igual", acrescentou.

"Acho que com diálogo e respeito sempre se chega em um bom lugar", falou Piqué. O zagueiro garantiu que fala com companheiros da seleção "que pensam diferente de mim e no final chegamos a conclusão de que existem coisas que poderiam se solucionar, mas não podemos fazer isso porque somos jogadores de futebol".

r/psr/fa