Topo

Espanha: entre o foco na Albânia e a polêmica de Piqué

05/10/2017 16h58

Alicante, Espanha, 5 Out 2017 (AFP) - O técnico espanhol Julen Lopetegui garantiu que a Espanha está concentrada no jogo contra a Albânia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, e não na polêmica sobre o referendo de independência da Catalunha.

"Somos pessoas e estamos cientes do que acontece. Mas temos nossas responsabilidades. Temos um objetivo muito importante que nos obriga a estar concentrados no jogo", disse Lopetegui em coletiva de imprensa.

O treinador insistiu que "o objetivo é tão importante para reunir nossa atenção e energia", negando comentar sobre o extra-esportivo.

Mais cedo, o capitão Sergio Ramos avaliou que o discurso do Rei Felipe VI foi impecável, mas pediu para os temas políticos ficarem de lado para focar no esportivo.

"Mais do que impecável, era necessário para todos os espanhóis e todos os cidadãos", afirmou Ramos. O Rei Felipe VI convocou o Estado a defender a ordem constitucional "da deslealdade" dos independentistas catalães.

Conhecidos por postura distinta de Gerard Piqué, que marcou a semana da "La Roja" por conta das opiniões sobre a independência da Catalunha, Ramos afirmou que tem relação boa com o zagueiro do Barcelona.

"Temos uma relação muito boa, apesar do nosso caráter e nossa forma de pensar", garantiu Ramos. "É um erro misturar política com esporte. Aqui além de tudo existe um bem coletivo que é o futebol, que é o Mundial da Rússia e o objetivo claro do grupo é se classificar", concluiu.

O italiano Christian Panucci, técnico da Albânia, falou que Pique parece ser um cara "com coragem e personalidade clara e sincera".

A Espanha lidera o grupo G de classificação com três pontos de vantagem sobre a Itália. Faltam duas rodadas para o fim das eliminatórias europeias.