Esporte

Renault confirma contratação de ex-diretor técnico da FIA

06/10/2017 13h25

Paris, 6 Out 2017 (AFP) - A poucos dias do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Japão, a escuderia Renault confirmou nesta sexta-feira a contratação do ex-diretor técnico da Federação Internacional Automobilística (FIA), Marcin Budkowski, para ser responsável do desenvolvimento do chassi do carro.

O anúncio foi muito criticado pela maioria das equipes.

O polonês, que há dez dias estava no centro de regulações postas em prática pela FIA nesta temporada, vai assumir a Renault em janeiro do ano que vem após aviso prévio de três meses. A duração é inferior aos 12 meses previstos pela F1, o que irritou várias escuderias, entre elas Ferrari, Mercedes e Red Bull.

As outras equipes acusam a Renault de protagonizar concorrência desleal já que, devida ao posto anterior, Budkowski conheceria elementos secretos do desenvolvimento dos carros para a temporada de 2018, comunicados à FIA para garantir o cumprimento das regulamentações.

"Renault Sport Racing anuncia a chegada de Marcin Budkowski no posto do diretor executivo", indicou o comunicado, que evita a polêmica.

"As próximas pessoas que vamos integrar vão dar o que falar porque têm muita reputação em suas áreas", indicou à AFP em meados de setembro o patrão da Renault Sport, Jérôme Stoll.

A Renault constrói os motores em Viry-Châtillon, na região parisiense, e desenvolve o chassi em Enstone, no noroeste de Londres.

"Marcin Budkowski vai ter a responsabilidade de se encarregar de todas as atividades ligadas ao desenvolvimento e a produção do chassi", detalhou o texto.

Antes de chegar à FIA em 2014, Marcin Budkowski trabalhou sucessivamente como aerodinâmico em três escuderias: Prost Grand Prix, Ferrari e McLaren.

"A missão de Marcin vai ser continuar as melhorias em Enstone para permitir a Renault se juntar aos times do primeiro pelotão até 2020", indicou Cyril Abiteboul, diretor geral da Renault, citado em comunicado.

"Esta chegada é uma excelente notícia e uma nova prova da nossa determinação para levar nosso projeto para um bom lugar", acrescentou.

smr/ig/psr/fa

RENAULT

FERRARI NV

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo