Topo

Brasil dá show e elimina Chile da Copa do Mundo 2018

10/10/2017 22h48

São Paulo, 11 Out 2017 (AFP) - Com a cabeça na Copa do Mundo, o Brasil mostrou porque é um dos favoritos para o torneio de 2018 ao vencer com autoridade o Chile por 3 a 0, nesta terça-feira, pelo jogo de despedida das eliminatórias sul-americanas.

Paulinho abriu o placar aos 9 minutos do segundo tempo, depois de aproveitar rebote de Claudio Bravo em cobrança de falta. Dois minutos depois, Gabriel Jesus ampliou. Na segunda etapa, o camisa 9 fechou a conta aos 46 minutos após receber belo lançamento de William.

Os comandados de Tite terminaram isolados na liderança da competição, com 41 pontos. Desde que o treinador assumiu o time há 12 rodadas, o Brasil não perdeu em partidas qualificatórias para o Mundial. Foram dois empates e impressionantes 10 vitórias.

Garantido na Copa, o Brasil queria se despedir com bom resultado diante da torcida. Já os chilenos precisavam de um bom resultado para não precisar depender de outros resultados para se classificar.

A situação era tanta que a presidenta chilena Michelle Bachelet compareceu ao Allianz Parque para apoiar o time. Mas nem a mulher mais poderosa do país conseguiu parar o ataque brasileiro.

Com a derrota e os resultados das outras partidas, o Chile acabou eliminado da Copa do Mundo e já pode pensar no planejamento para o Mundial do Catar, em 2022.

- Faltou o gol -Tite foi à campo pensando em dar mais entrosamento para a equipe. A única alteração do time titular foi a entrada do goleiro Ederson no lugar de Alisson.

A primeira grande chance dos anfitriões veio aos 15 minutos. Paulinho aproveitou erro na saída de bola chilena e lançou Gabriel Jesus, que deixou Neymar na boa para abrir o placar. O camisa 10 bateu de esquerda em cima do goleiro Claudio Bravo e perdeu o gol.

O Brasil pressionava a saída de bola dos chilenos, roubava no meio de campo e tentava em velocidade com Neymar e Jesus. Mas os chilenos também usavam a marcação mais alta, separando as linhas de meio campo e ataque.

Muitas vezes, a canarinha precisava fazer ligação direta em bolas longas para o ataque. Numa delas, aos 38 minutos, Renato Augusto saiu livre pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Gabriel. O camisa 9 testou como manda o figurino, mas mandou em cima de Bravo, desperdiçando a segunda melhor chance da equipe.

- Ajudinha de Bravo -No início do segundo tempo, o Brasil voltou com o mesmo time. Tite decidiu arriscar e voltar com Neymar e Philippe Coutinho, que levaram cartão amarelo na primeira etapa. Em caso de expulsão nesta rodada da eliminatória, os dois ficariam de fora da estreia do Mundial.

Neymar começou bem, cobrando falta de longe e testando Bravo em defesa de dois tempos. Poucos minutos depois o Chile fez outra falta mais centralizada, porém mais distante. Desta vez quem foi para bola foi Daniel Alves.

O lateral direito encheu o pé de muito longe, Bravo bobeou e cedeu o rebote para Paulinho, que tocou no canto para abrir o placar, aos 9 minutos.

Dois minutos depois, Coutinho mostrou porque tinha que ficar em campo. O meia do Liverpool lançou Neymar de muito longe, o camisa 10 dominou e cruzou para o meio da pequena área, onde Gabriel Jesus precisou fazer o simples para empurrar para as redes e aumentar o pesadelo chileno.

Com o resultado garantido, Tite começou a fazer substituições pensando em testes. Colocou Fernandinho, para jogar ao lado de Casemiro, e tirou Neymar para experimentar Jesus jogando ao lado de Roberto Firmino. O atacante do Liverpool teve chance de fazer o seu, mas bateu em cima de Bravo.

Do outro lado, o Chile precisava do gol de qualquer maneira para conseguir a vaga, já que o resultado de Peru e Colômbia eliminava a geração dourada chilena.

No último lance do jogo, Bravo foi para a área na cobrança de escanteio. Depois da cobrança, a bola sobrou para William, que deu lançamento espetacular para Gabriel Jesus. O atacante do Manchester City recebeu livre e fechou a conta aos 46, tocando para o gol vazio.

fa