Topo

Como ficam Barcelona e clubes catalães em caso de independência

11/10/2017 08h39

Madri, 11 Out 2017 (AFP) - Com a possível independência da Catalunha, o futuro dos clubes da região nas Ligas espanholas está em xeque: o Barcelona, mais poderoso dos times catalães, se divide entre o que diz a legislação espanhola e a necessidade econômica de continuar competindo em alto nível.

- Quais os clubes afetados?A Catalunha, referência do esporte na Espanha, conta com três clubes de futebol na primeira divisão: FC Barcelona, Espanyol e Girona.

Além destes, três competem na segunda divisão - Barcelona B, Gimnástic de Tarragona e Reus - além de várias equipes na terceira categoria.

O FC Barcelona é o mais conhecido de todos, com dimensão global. A equipe foi uma das fundadoras da Liga espanhola em 1928-1929, assim como o eterno rival Real Madrid.

- O que diz a legislação?A Lei de esporte espanhol especifica que nenhum clube de Estados estrangeiros podem jogar em torneios do país, com exceção de Andorra.

O artigo 32 da lei estabelece que, para que os clubes possam participar em "atividades ou competições esportivas oficiais de âmbito estatal ou internacional", deverão "se integrar às Federações esportivas espanholas correspondentes".

Os artigo indica que se a federação Catalã de Futebol (FCF) abandonar o teto da federação espanhola, os clubes catalães teriam que deixar a Liga. A não ser que a lei espanhola sofra alguma alteração.

- A expulsão do Barça seria automática?O Barcelona e os clubes catalães de futebol não seriam expulsos imediatamente. Segundo Alberto Palomar, doutor em direito e especialista em legislação esportiva, a lei catalã de transitoriedade - que deve valer em caso de confirmação da independência - prevê manter a legislação espanhola compatível com a nova ordem até a proclamação de uma nova constituição catalã.

Isso afetaria a lei de Esporte espanhola, que se for vista do lado estatal também pode seguir sendo aplicada, já que o Tribunal Constitucional suspendeu a lei de transitoriedade. Por isso, a efetividade não é reconhecida.

Sendo assim, "enquanto as federações catalãs estiverem integradas (à suas respectivas espanholas), os times poderiam jogar e os atletas poderiam representar a Espanha", explicou à AFP o professor da Universidade Carlos III de Madri.

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, se mostrou partidário de uma linha mais dura. Na semana passada, declarou que em caso de declaração de independência vai pedir aos clubes catalães para "darem suas opiniões sobre o que está acontecendo".

"Acho que não vai haver uma ruptura imediata", acrescentou Tebas, que deu a entender que a Liga atual poderia continuar até o final.

- O Barcelona pode jogar em outro país?Muitos citam o exemplo do Monaco, que joga a Ligue 1 francesa, para ver o Barcelona disputando outro campeonato que não seja o espanhol.

Mas segundo Palomar, um eventual reconhecimento da Fifa demoraria para chegar, como aconteceu com Gibraltar e Kosovo. Sem isso, a federação catalã não poderia fazer acordos com outra federação nacional, como fizeram o Monaco (França) e Andorra (Espanha).

Por outro lado, no nível esportivo surgiria o problema sobre qual divisão o Barça deveria entrar: diretamente na elite ou respeitando as regras de promoção e rebaixamento?

Restaria a opção de um campeonato catalão desvalorizado, que teria que ser reconhecido pela Uefa para poder participar da Liga dos Campeões.

Questionadas pela AFP, Fifa e Uefa não fizeram comentários.

- Qual impacto econômico teria a saída do Barça?Em 2015, Tebas afirmou à AFP que o clássico Real Madrid- Barcelona era "a joia da Liga". Sem o jogo mais visto do mundo, com cerca de 650 milhões de espectadores, o valor dos direitos televisivos espanhóis (atualmente 1,6 bilhões de euros por ano) reduziria muito.

José María Gay de Liébana, professor de Economia da Universidade de Barcelona, avalia que a saída do Barça custaria "pelo menos 200 milhões de euros" aos direitos de televisão.

Para o Barcelona, ficar sem as receitas de televisão espanhola - cerca de 700 milhões de euros em 2016-17 - seria terrível.

"Seria dar um passo atrás, mortal", destacou o economista, que garantiu que as estrelas do clube deixariam a equipe. O Barça "não poderia contar com figuras de nível internacional. Passaria a ser um clube mediano", concluiu.

- O que o Barça pode fazer?Posicionado em favor do "direito de decidir" da Catalunha, o Barcelona ainda não quer se pronunciar sobre a "hipotética" independência.

O clube afirmou que está na Liga espanhola: "tem intenção de jogar, de disputar e de tentar ganhar a La Liga".

"Se o Barça tivesse que jogar em uma Liga, ou decidir o que é preciso fazer depois da hipotética Catalunha independente, a lógica seria consultar os sócios que são os proprietários" do Barça, declarou à AFP uma fonte do clube.

Ainda assim, a fonte garantiu que o clube não está preocupado, já que "qualquer Liga do mundo, da Europa, ou mesmo a espanhola, desejaria ter um clube como o Barça disputando".

gr-jed-kca/avl/iga/fa