Topo

Panamá declara "dia de festa nacional" após vaga inédita para a Copa

Panamá faz festa pela classificação para a Copa do Mundo - Rodrigo Arangua
Panamá faz festa pela classificação para a Copa do Mundo Imagem: Rodrigo Arangua

11/10/2017 06h18

Milhares de pessoas saíram às ruas do Panamá para celebrar a classificação do país a sua primeira Copa do Mundo, após a vitória de 2-1 sobre a Costa Rica na última rodada do hexagonal final das eliminatórias da Concacaf.

A empolgação é tamanha que o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, decretou um "dia de festa nacional" na quinta-feira para celebrar a classificação histórica.

Na região da Concacaf, México, Costa Rica e Panamá carimbaram o passaporte para o Mundial 2018 da Rússia de maneira direta, enquanto Honduras contou com tropeço dos Estados Unidos para jogar repescagem contra a Austrália.

Johan Venegas abriu o placar para os costa-riquenhos, aos 36 minutos do primeiro tempo, mas Gabriel Torres e Román Torres viraram para o Panamá na segunda etapa, aos 7 e 43 minutos.

O Panamá chegou aos 13 pontos e conseguiu a classificação inédita para o Mundial. Honduras, também com 13 pontos, ficou na zona da repescagem.

A surpresa ficou com os Estados Unidos, que perderam por 2 a 1 para o lanterna Trinidad e Tobago e acabaram o hexagonal final da Concafac com 12 pontos.

Após a confirmação da classificação, milhares de panamenhos, com bandeiras e o uniforme da seleção, saíram às principais ruas da capital do país para festejar a conquista.

A comemoração nas ruas contou inclusive com torcedores de outros países, que também celebraram a eliminação dos Estados Unidos.

Os jogadores da seleção percorreram as ruas da Cidade do Panamá a bordo de um caminhão do corpo de bombeiros, aos gritos de "sim é possível" e "Rússia, Rússia, Rússia".

Um dos mais festejados foi o técnico da seleção, o colombiano Hernán "Bolillo" Gómez.