Topo

"Chama olímpica" dos Jogos de Tóquio-1964 apagaram há quatro anos

16/10/2017 07h06

Tóquio, 16 Out 2017 (AFP) - A chama da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio-1964, que deveria permanecer acesa eternamente, se apagou há quatro anos, confessaram as autoridades japonesas.

A tocha, que estava em um centro esportivo de Kagoshima, sudoeste do Japão, foi apresentada como a "chama olímpica sagrada" de 1964 e despertou grande interesse da imprensa quando Tóquio ganhou a disputa para receber as Olimpíadas de 2020.

Mas a chama se apagou em novembro de 2013, dois meses depois que Tóquio venceu a disputa pela sede de 2020 e foi rapidamente acesa de novo, afirmou à AFP um funcionário do centro na época.

"Na ocasião eu não podia revelar algo que poderia destruir o sonho", disse a fonte, que pediu anonimato.

"Vi com meus olhos como a chama apagou em 21 de novembro. Voltamos a acender e ficou assim por duas semanas", recordou.

Na oportunidade existia um grande interesse da imprensa pela tocha, pois o Japão acabara de ser designado para receber os Jogos Olímpicos de 2020.

"Além disso, recebemos muitos pedidos para utilizar a 'chama sagrada' em festas de cidades e casamentos. Decidi revelar", disse.

Mitsuru Horinouchi, funcionário do governo de Kagoshima, afirmou à AFP que a chama se apagou definitivamente em novembro de 2013.

O centro esportivo tem agora uma tocha diferente.

"Agora temos um cartaz que explica que a chama foi acesa depois que se apagou a dos Jogos de 1964", afirmou à AFP Etsuko Tabata, diretor do centro esportivo.