Topo

COI decepcionado por negativa de Tirol às Olimpíadas de inverno 2026

16/10/2017 10h41

Lausana, Suíça, 16 Out 2017 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) compartilhou a decepção do Comité Olímpico Austríaco em comunicado nesta segunda-feira, depois dos cidadãos de Tirol votarem contra a candidatura da Innsbruck para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

O "não" às Olimpíadas venceu com 53,65% dos votos, segundo os resultados que não incluíam votos por correspondência. Os votos enviados pelo correio vão ser contabilizados nesta segunda, mas não poderão mudar o resultado final.

"O COI compartilha a decepção do Comitê Olímpico Austríaco, de muitos atletas e dos promotores deste projeto que trabalharam com muita energia", indicou a entidade internacional.

O "não" vem depois de outras candidaturas serem recusadas por voto dos cidadãos mediante referendo popular. Aconteceu em Grisons, também para a edição de 2026, assim como Budapeste e Hamburgo para as Olimpíadas de 2024, vencida por Paris.

Anfitriã dos Jogos de Inverno de 1964 e 1976, Innsbruck já recusou uma nova candidatura em referendos organizados pela cidade em 1993 e 1997.

Desta vez, a consulta foi feita em toda região do Tirol com a esperança de mudar o resultado.

O COI acrescentou nesta segunda-feira que vai "continuar as conversas com os comitês nacionais e cidades interessadas na América, Ásia e Europa".