Topo

Filho de Messi canta em catalão e Piqué brinca sobre doutrinação

20/10/2017 16h24

Barcelona, 20 Out 2017 (AFP) - O astro argentino Lionel Messi publicou nesta sexta-feira nas redes sociais um vídeo de seu filho cantando em catalão, o que provocou seu companheiro de Barcelona Gerard Piqué a cutucar os que acusam as autoridades catalães de doutrinar as crianças.

Messi postou um vídeo em que é possível ver seu filho Mateo, de 2 anos, no banco de trás do carro cantando "El Joan petit quan balla", uma popular cancão infantil catalã.

O vídeo suscitou uma chuva de comentários, entre eles um irônico do zagueiro Gerard Piqué, companheiro de Messi no Barcelona.

"Não é que na Catalunha não paramos de doutrinar as crianças com o Joan petit quan balla...", escreveu o marido de Shakira, uma alusão às acusações de doutrinação das crianças nas escolas catalães lançadas por alguns setores políticos espanhóis.

Na última terça-feira, o Congresso espanhol rejeitou um projeto do partido de centro Ciudadanos que, entre outras coisas, pretendia impulsionar as funções da Alta Inspeção Educativa do Estado na Catalunha para atuar contra esta suposta doutrinação.

O novo comentário de Piqué, conhecido por suas posições favoráveis à independência da Catalunha, acontece em meio ao aumento da tensão entre o governo regional nas mãos dos independentistas e o poder executivo de Madri.

O governo espanhol, presidido por Mariano Rajoy, prevê decidir e anunciar neste sábado as medidas para assumir parcialmente o controle do governo catalão, em resposta ao referendo de 1 de outubro, enquanto este último ameaça proclamar a independência da Catalunha caso isto aconteça.