Esporte

COI suspende Frankie Fredericks, indiciado pela justiça francesa

07/11/2017 15h18

Lausana, Suíça, 7 Nov 2017 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira a suspensão de um de seus membros, Frankie Fredericks, indiciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela justiça francesa, em meio à investigação sobre a atribuição dos Jogos Olímpicos de 2016 ao Rio de Janeiro.

Considerando "o impacto sobre a reputação do COI", a comissão executiva da entidade decidiu seguir a recomendação de sua comissão de ética e suspender o namíbio Frankie Fredericks de todos seus direitos como membro do COI, explicou o órgão.

Fredericks, 50 anos e medalhista de prata olímpicos dos 100 e 200 metros, foi indiciado pela justiça francesa após receber uma transferência de 299.300 dólares da empresa de Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) Lamine Diack, no mesmo dia da atribuição dos Jogos Olímpicos ao Rio, em 2 de outubro de 2009.

O namíbio era encarregado da contagem de votos do COI na eleição da sede dos Jogos-2016.

A justiça francesa está envolvido no caso devido ao fato de que parte da lavagem de dinheiro foi realizada em Paris.

Fredericks está sendo investigado judicialmente desde dezembro de 2015 pro suspeitas de compra de votos para os jogos de Tóquio-2020. A acusação foi estendida em julho aos Jogos do Rio-2016.

O ex-velocista justificou o pagamento, alegando que foi feito "de acordo com um contrato, fechado em 11 de março de 2007, pelos serviços prestados entre 2007 e 2011" para a promoção do atletismo, e que dita retribuição "não tem nada a ver com os Jogos Olímpicos".

ebe-cha/pm/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo