Esporte

Palestina supera Israel pela primeira vez no ranking FIFA

23/11/2017 16h06

Jerusalém, 23 Nov 2017 (AFP) - A seleção da Palestina alcançou nesta quinta-feira sua melhor posição histórica no ranking da Fifa, superando pela primeira vez Israel.

O presidente da Federação Palestina, Jibril Rajoub, comemorou em declarações à AFP um "sucesso histórico" com a subida ao 82º lugar do ranking, enquanto Israel caiu 16 posições e aparece em 98º, depois de uma decepcionante campanha nas eliminatórias europeias.

A Palestina vive ótimo momento e soma sequência de vitórias na Copa da Ásia, incluindo um 10 a 0 sobre Butão.

A comparação entre resultados esportivos acontece em meio ao conflito político e também futebolístico entre palestinos e israelenses.

A Federação Palestina denunciou nos últimos anos os controles aos quais são submetidos seus jogadores nos 'checkpoints' israelenses na Cisjordânia ocupada e o bloqueio imposto à faixa de Gaza.

Os palestinos também pressionam a Fifa para que não permita que seis clubes de diferentes divisões do campeonato israelenses mandem seus jogos nas colônias na Cisjordânia, um território palestino ocupado pelo exército israelense desde 1967.

A Fifa rejeitou em outubro intervir no conflito, invocando sua neutralidade em questões políticas.

Um porta-voz da Federação Israelense felicitou os palestinos pela melhora no ranking da Fifa.

"Desejamos todo o sucesso possível", declarou, afirmando que Israel está disposto a disputar um amistoso contra os palestinos. "E que vença o melhor", completou.

Israel disputa as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo e Eurocopa, enquanto a Palestina faz parte da Confederação Asiática.

A Palestina é membro da Fifa desde 1998.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo