Topo

Mundo do futebol comenta sorteio de grupos da Copa da Rússia-2018

01/12/2017 17h53

Moscou, 1 dez 2017 (AFP) - Depois da definição dos grupos da Copa do Mundo da Rússia-2018, com sorteio realizado nesta sexta-feira, em Moscou, celebridades do mundo do futebol comentaram as chaves e os adversários na maior competição esportiva do planeta.

- Ronaldo (Brasil)Campeão mundial com o Brasil, em 1994 e 2002, Ronaldo disse que o sorteio foi equilibrado.

"Todos os grupos são bem equilibrados. Nós temos totais condições de terminar em primeiro. Existem outros grupos mais complicados, como Espanha e Portugal. Nosso grupo é acessível e Tite já está planejando seu plano".

- Gelson Fernandes (Suíça)"Jogara primeira partida contra o Brasil é um sonho de infância. Mas, de maneira objetiva, vai ser um grupo muito, muito complicado. A Costa Rica foi às quartas há quatro anos e a Sérvia tem muita qualidade e ótimas individualidades. O desafio é grande, mas ao mesmo tempo não temos nada a perder".

- Denis Zakaria (Suíça)"O Brasil é claramente favorito, mas atrás está aberto. A Suíça tem boas chances, com certeza. Há anos que trabalhamos bem juntos. Jogar a Copa do Mundo é o objetivo de todo jogador de futebol e fico feliz de estar lá. Poder descobrir essa competição e a Rússia, que é um país que não conheço, é muito motivante. O grupo é difícil, sim, mas isso é bom".

- Mladen Krstajic (técnico interino da Sérvia)"O grupo é difícil, o Brasil é o franco favorito. Todos os outros vão lutar pela segunda posição. Nosso último jogo vai ser contra o Brasil, em Moscou, e será uma oportunidade para os nossos torcedores e fãs russos nos ajudar".

- Oscar Ramírez (técnico da Costa Rica)"Se dissermos que o Brasil é o favorito, o jogo inicial contra Sérvia é importante vencer. Com um bom fechamento contra a Suíça podemos nos classificar".

- Diego Maradona (Argentina)"O grupo D é bastante acessível, mas a Argentina precisa melhorar. Não pode jogar tão mal", disse Maradona depois de ajudar o sorteio do Mundial da Rússia".

- Jorge Sampaoli (técnico da Argentina)"Mais do que tudo, o grupo precisa ter uma ideia. Além de ter o melhor do mundo (Lionel Messi), temos que ter um bom funcionamento do time. Croácia tem um meio de campo excelente, um time muito forte. A Nigéria é um time imprevisível com jogadores muito rápidos".

Respondendo à provocação de Maradona, Sampaoli disse que "tomara que tenhamos a chance de aproveitar esse tempo e jogar melhor".

- Zlatko Dalic (técnico da Croácia)"Gostaria de ter evitado as melhores seleções. A Argentina é favorita e não temos nada a perder contra ela. Não precisamos andar com cálculos. A classificação está no nosso alcance, mas vai ser difícil".

Heimir Hallgrimsson (técnico da Islândia)"Jogar contra a Argentina de Lionel Messi no nosso primeiro jogo da história na Copa do Mundo é algo romântico e muito bonito. No futebol sempre existe uma chance de vencer. Demonstramos durante anos que se jogarmos bem podemos batalhar".

- Gernot Rohr (técnico da Nigéria)"Será mais difícil surpreender a Argentina, porque esta grande equipe agora conhece nosso jogo (Nigéria venceu amistoso 4-2 recentemente). Estamos num grupo interessante com equipes melhores colocadas no ranking da Fifa do que nós. Temos que nos preparar bem".

- Joachim Low (técnico da Alemanha)"Esportivamente, são adversários muito interessantes. Queremos colocar neste grupo as bases da nossa defesa pelo título. Esse é nosso objetivo".

- Manuel Neuer (Alemanha)"Pegamos adversários que não nos são desconhecidos. Sempre prefiro saber o que esperar. São adversários que precisam ser levados a sério, mas nosso objetivo tem que ser terminar em primeiro do grupo. O México joga um futebol muito agressivo. Para os suecos, temos uma boa maneira de nos motivar, já que eles eliminaram a Itália. A Coreia do Sul é famosa por seu bom futebol. É um grupo interessante".

- Juan Carlos Osório (técnico do México)"É um grupo difícil. Vamos competir contra o número 1 do mundo, o campeão. É um excelente time e um exemplo a seguir. Coreia do Sul tem um técnico familiarizado com seus jogadores. A Suécia é uma seleção que deixou Holanda e Bulgária fora, não é pouca coisa. Muito menos deixar a Itália para trás na repescagem".

- Shin Tae-yon (técnico da Coreia do Sul)"A Alemanha é uma ótima equipe, um adversário muito difícil. Por enquanto, não estou muito confiante para esta partida. Por sorte, só jogamos contra eles na terceira partida".

- Janne Andersson (técnico da Suécia)"Serão jogos difíceis. Após a repescagem contra a Itália, eu sinto uma grande confiança em nossa equipe".

- Julen Lopetegui (técnico da Espanha)"Não podia ser de outra maneira, é um grupo complicado. É um Mundial. Portugal é campeão da Europa, um grande time. Marrocos deixou a Costa do Marfim fora e não perdeu na eliminatória. Irã é o único time que não sofreu gol nas eliminatórias. São bons times, com bons jogadores e um grupo complicado que vai nos exigir ao máximo".

- Carles Puyol (Espanha)"É um bom grupo para a Espanha. A primeira partida contra Portugal vai ser muito importante. Vai ser um jogo chave para o grupo"

- Fernando Santos (técnico de Portugal)"Do meu ponto de vista, é um grupo enganador mas podemos dizer que Portugal e Espanha são favoritos. Quando olhamos atentamente os adversários, Marrocos e Irã acabaram invictos na eliminatória".

- Carlos Queiroz (técnico do Irã)"Pessoalmente, estou muito feliz porque é um grupo com duas seleções de dois lugares muito especiais para mim. Mas para nós vai ser uma competição muito dura. Seria independentemente do grupo em que estivéssemos".

- Hervé Renard (técnico do Marrocos)"Todo mundo queria evitar a Espanha e nós pegamos. Muito obrigado. Sendo assim, precisamos encarar estes dois monstros e fazer tudo o possível para classificar para as oitavas de final, apesar de ser difícil. No Marrocos, o campeonato espanhol é muito importante. É uma grande honra enfrentar essa seleção espanhola que é muito forte e Portugal, atual campeão europeu".

- Didier Deschamps (técnico da França)"Eu vou te dar uma resposta clássica: poderia ser pior, com certeza. Recebemos respostas e vamos passar muito tempo planejando nossa preparação para esta Copa do Mundo. O ponto em comum entre essas três seleções (Peru, Dinamàs oitavas e em primeiro do grupo, esse é o objetivo. Vamos para a Copa com muita ambição, mas com humildade. O primeiro objetivo é básico, mas é de terminar em primeiro do grupo".

- Ricardo Gareca (técnico do Peru)"É um grupo que poder se ajustar e que a concorrência dos rivais é interessante, de muito cuidado. A França é a seleção que pode fazer a diferença, mas é um bom grupo para nós".

- Gareth Southgate (técnico da Inglaterra)"Sempre fomos muito bons em dar adeus com antecedência a equipes que acabaram nos eliminando em seguida. Temos que estar prontos para cada jogo. É incrível e emocionante estar aqui no sorteio com todos os outros treinadores. Temos muita vontade de seguir em frente. O objetivo é a classificação".

- Vahid Halilhodzic (técnico do Japão)"É um grupo difícil, é preciso ser realista. Precisamos nos preparar para fazer uma façanha. Senegal é um time difícil, Colômbia é um time muito equilibrado. Polônia, com Lewandowski, tem um dos melhores atacantes do mundo".

- Robert Lewandowski (Polônia)"Não é um grupo fácil e não acho que somos favoritos. É bom ter adversários interessantes de todos os continentes. Vai ser legal o duelo contra meu colega de Bayern de Munique, James Rodríguez, contra a Colômbia".

- José Pekerman (técnico da Colômbia)"Não sou de exteriorizar tanta alegria, porque sei o que é um mundial e sei o que é competir. Cada time da Copa tem suas dificuldades"

bur-ol/cl/fa