Topo

PSG sofre 1ª derrota na Champions, mas mantém liderança do grupo B

05/12/2017 20h05

Munique, Alemanha, 5 dez 2017 (AFP) - O Paris Saint-Germain foi derrotado por 3 a 1 pelo Bayern de Munique, nesta terça-feira na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas segurou o primeiro lugar do grupo B da competição, deixando o adversário do dia na segunda posição.

O Bayern construiu sua vitória com gols do polonês Robert Lewandowski, aos 7 minutos de jogo, e do francês Corentin Tolisso, aos 36 do primeiro tempo e 23 da segunda etapa. O também francês Kylian Mbappé marcou o gol de honra do PSG 4 minutos depois do intervalo.

O PSG chegou ao duelo contra os bávaros com 100% de aproveitamento na fase de grupos e já classificado para às oitavas de final da Champions.

Neymar e companhia, que haviam vencido por 3 a 0 em Paris, no duelo entre os dois clubes na 2ª rodada da competição, só precisavam fazer valer sua vantagem no critério de desempate, o confronto direto, para se manter em primeiro, que teoricamente vale um adversário mais fácil nas oitavas de final.

O craque brasileiro teve chances de marcar, mas não conseguiu se tornar o primeiro jogador da história da Champions a marcar um gol em cada uma das seis rodadas da fase de grupos do torneio.

Neymar esbarrou na ótima atuação do goleiro Sven Ulreich, que substituiu o ídolo bávaro Manuel Neuer, lesionado, e fez ótima partida.

Já o Bayern, que também estava classificado e com a vitória empatou em pontos (15) com o PSG, ficou a dois gols do primeiro lugar da chave, o que poderá lhe render um perigoso duelo contra o primeiro colocado de outra chave nas oitavas de final.

Na outra partida do grupo, os já eliminados Celtic e Anderlecht se enfrentaram pelo terceiro lugar, sinônimo de vaga na Liga Europa, e o time belga venceu por 1 a 0.

Apesar da vitória, o Anderlecht, que chegou aos mesmos três pontos do Celtic, permaneceu na lanterna do grupo, já que havia perdido por 3 a 0 para o time escocês na 2ª rodada.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões será realizado na segunda-feira, dia 11 de dezembro, na Suíça.

- Bayern mostra força -Mesmo jogando em casa, o Bayern deu ao PSG à bola, confiando em conseguir surpreender o time francês no contra-ataque.

O PSG aproveitou a estratégia do adversário e dominou a posse de bola durante o primeiro tempo e teve boas chances de abrir o placar.

Logo aos 2 minutos de jogo, Neymar encontrou Mbappé fugindo pela ponta direita. O francês driblou Alaba e chutou forte cruzado, para boa defesa de Ulreich.

Aos 7 minutos, o plano desenhado por Heynckes deu certo. Ribéry roubou bola no meio de campo e partiu com ela até a entrada da área parisiense, tocando para James cruzar. Coman ganhou da zaga de cabeça e a bola sobrou livre para Lewandoswki, sozinho na pequena área, fuzilar as redes de Aréola.

O gol não mudou o panorama da partida e o PSG seguiu mandando na posse de bola, sempre apostando numa jogada de efeito de seu maior craque, Neymar.

O brasileiro chegou perto de deixar sua marca em duas ocasiões no primeiro tempo. Aos 32, tabelou com Mbappé e apareceu sozinho na área e, aos 42, arriscou de fora da área. Nas duas finalizações, Ulreich apareceu bem para defender e salvar o Bayern.

Entre as duas chances de Neymar, o Bayern chegou a seu segundo gol, novamente aproveitando uma jogada aérea.

Aos 36, Tolisso subiu mais que a zaga do PSG e cabeceou com força novo cruzamento de James. Aérola nem pulou na bola.

- PSG tenta reagir -Na volta do intervalo, o PSG mostrou sua característica ofensiva e, até certo ponto, pouco cautelosa.

Embora só precisasse segurar o resultado e não tomar uma goleada para selar a importante primeira colocação do Grupo B, o PSG partiu para o ataque assim que o árbitro reiniciou o jogo, adiantou sua marcação e encurralou o Bayern.

A forte pressão não demorou para dar frutos. Aos 4 minutos, após rondar a área alemã por bom tempo, Verratti lançou Cavani. O uruguaio dominou e levantou na medida para Mbappé cabecear com firmeza, sem chances para Ulreich.

A tendência ofensiva do PSG, porém, acabou sendo um tiro no próprio pé da equipe francesa, que apresentava formação muito adiantada em campo.

Aos 23 minutos, o rápido Coman, jogador mais lúcido e perigoso do ataque bávaro, escapou pela esquerda no contra-ataque e deixou Daniel Alves para trás. Ao chegar na área francesa, levantou a cabeça e cruzou rasteiro para Tolisso pegar de primeira e marcar seu segundo gol no jogo.

Logo em seguida, o PSG teve uma má notícia, com a lesão do zagueiro Thiago Silva, que sentiu lesão na perna esquerda. O brasileiro foi substituído por Kimpembé.

Nos minutos finais da partida, o PSG seguiu tentando de tudo para buscar pelo menos o empate, mas esbarrou na ótima atuação do goleiro Ulreich, que nos acréscimos defendeu forte chute de Mbappé, após outro ótimo passe de Cavani.

am