Esporte

Luan, o diamante bruto do Grêmio

11/12/2017 10h57

Rio de Janeiro, 11 dez 2017 (AFP) - Com a camisa 7 e o recém-conquistado título de melhor jogador da Libertadores, Luan tem algo de Cristiano Ronaldo, mas se distancia do craque português por seu forte caráter e uma trajetória profissional bastante atípica.

O jovem de 24 anos pode cruzar o caminho do cinco vezes vencedor da Bola de Ouro no dia 16 de dezembro. Para isso, o Grêmio precisa vencer o Pachuca na semifinal e o Real Madrid precisa comprovar a superioridade diante do Al Jazira.

Luan também tem a chance de encerrar com chave de ouro uma temporada quase perfeita. Apesar de faltarem Bolas de Ouro, o brasileiro foi nomeado o melhor jogador da Libertadores, com direito a golaço na final contra o Lanús e a artilharia da competição com oito gols.

"Ah, é indescritível. Um gol em final de Libertadores... Uma das melhores sensações da carreira e da minha vida. O momento que você vê todo esforço valer a pena e sente que alcançou o objetivo. Não tem preço", contou o jogador à AFP.

Mas o jovem atacante sabe o preço que pagou para se tornar herói no Grêmio. Luan esteve muito perto de assinar com o Spartak de Mosco em agosto, mas decidiu renovar contrato com o Tricolor gaúcho até 2020.

Depois da final, Luan admitiu que seu salário poderia ter se multiplicado por cinco se tivesse aceitado a missão de ir para a Rússia.

- Formação tardia -Originário de São José do Rio Preto, cidade de 400.000 habitantes a 400 quilômetros de São Paulo, Luan batalhou antes de brilhar com a camisa do Grêmio.

Aos 18 anos, cansado de jogar com os pequenos times da região, quase decidiu abandonar a carreira.

Mas o destino fez com que o atacante fosse contratado pelo Grêmio em 2013, depois de ser um dos destaques da Copa São Paulo de Juniores.

Antes de completar 20 anos, Luan nunca tinha passado por um centro de formação de alto nível: "Quando chegou, já mostrava boa qualidade técnica, mas carecia muito da questão física", explicou à AFP Francesco Barletta, responsável do centro de formação do Grêmio.

Apesar das carências, o jovem ficou apenas um ano com o time de juniores e estreou na equipe profissional em janeiro de 2014.

Driblador ágil e com chute potente, não demorou para conquistar o apoio da torcida, tanto como meia avançado quanto como ponta esquerda.

"Gosto de me movimentar por todo setor ofensivo, já atuei em mais de uma função e nunca tive problemas. Tive a felicidade de ter treinadores que me deram liberdade para jogar, claro que sempre com a responsabilidade de ajudar na marcação", garantiu Luan.

- Amigo de Neymar -"Ele progride muito e em pouco tempo. O grande ponto é a iniciativa e a coragem, não tem medo de arriscar, tem muita personalidade, uma capacidade de reação muito boa", destacou Barletta.

Mas o forte caráter jogou contra em outro momentos. Muitas vezes esteve envolvido em polêmicas, por conta de alfinetadas contra adversários antes ou depois dos jogos.

O alvo favorito é Eduardo Sasha, atacante do rival Internacional e que foi insultado em rede nacional após a conquista do tricampeonato da Libertadores.

Luan faz parte do grupo de amigos de Neymar que conquistaram a primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíada, no Rio da Janeiro em 2016.

Graças à atuação na Rio-2016, o jovem do Grêmio foi convocado para a seleção principal pela primeira vez em agosto do ano passado.

Apesar de jogar apenas seis minutos contra o Equador, Luan sonha em viajar para a Rússia em junho do ano que vem. Não para assinar com o Spartak, mas para disputar a Copa do Mundo com a seleção.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo