Topo

Real Madrid-PSG e Chelsea-Barcelona nas oitavas da Champions League

11/12/2017 10h19

Nyon, Suíça, 11 dez 2017 (AFP) - Cristiano Ronaldo contra Neymar, Messi contra Hazard. As oitavas de final da Liga dos Campeões terão como grandes confrontos Real Madrid-PSG e Chelsea-Barcelona, de acordo com o sorteio da Uefa realizado nesta segunda-feira.

Os demais confrontos serão: Juventus-Tottenham, Basel-Manchester City, Porto-Liverpool, Sevilla-Manchester United, Shakhtar-Roma e Besiktas-Bayern de Munique.

As oitavas de final da Champions serão disputadas nos dias 13-14 e 20-21 de fevereiro (ida) e 6-7 e 13-14 de março (volta), de acordo com o sorteio da Uefa.

O Paris Saint-Germain, que tem como ambição conquistar pela primeira vez o título europeu, terá pela frente o atual bicampeão da Europa, um Real Madrid que ainda não mostrou sua força nesta primeira metade de temporada e se classificou como segundo colocado em seu grupo na Champions, ficando atrás do Tottenham.

"São os riscos do sorteio. Gostaríamos de enfrentar o PSG mais tarde, são duas equipes que poderiam conquistar o título", lamentou o diretor do Real Madrid Emilio Butragueño.

"São duas equipes muito ofensivas, duas partidas abertas, que terão muitas chances de gol. O Real conquistou o título nas últimas duas temporadas e vamos tentar fazer a mesma coisa desta vez", concluiu o ex-craque do Real.

Os franceses, treinados pelo espanhol Unai Emery, autores de uma ótima fase de grupos, jogarão suas maiores esperanças desta temporada num duelo de ida e volta contra o Real Madrid, mas sempre com a lembrança da humilhante eliminação na temporada passada diante do Barcelona nesta mesma fase da competição.

Naquele fatídico duelo, o PSG goleou o Barcelona por 4 a 0 no Parque dos Príncipes, mas a equipe catalã, liderada na época por Neymar, realizou improvável reação jogando no Camp Nou, onde venceu por 6 a 1 e ficou com a vaga nas quartas.

Após a dura eliminação, o rico PSG foi atrás do atacante brasileiro, comprado pela quantia recorde de 222 milhões de euros, para tentar dar um passo definitivo rumo à hegemonia na Europa.

Para ajudar Neymar no ataque, o PSG também trouxe a jovem promessa francesa Kylian Mbappé, comprado junto ao Monaco por 180 milhões de euros.

Como resultado dessas gastanças, o PSG montou uma seleção mundial que vem passeando no Campeonato Francês, no qual é líder com apenas uma derrota em 17 rodadas, e se classificou em primeiro lugar de seu grupo na Champions, que contava com outro gigante europeu, o Bayern de Munique.

"Todos nós temos consciência dos duelos que teremos pela frente. É uma bonito sorteio, com belas partidas a jogar. Temos um jogo de volta em casa que poderá decidir a eliminação do Real Madrid. É uma belo desafio para o PSG, estamos prontos", analisou o brasileiro Maxwell, ex-jogador do clube francês e hoje parte da diretoria do clube.

- Barça x Chelsea -Já o Barcelona, líder isolado do Campeonato Espanhol, enfrentará um Chelsea repleto de espanhóis, como os ex-Barça Pedro e Cesc Fábregas, além de César Azpilicueta, Marcos Alonso e Álvaro Morata. A maior estrela do atual campeão inglês, porém, continua sendo o belga Eden Hazard, que vive grande fase.

"Se você quer ser campeão, precisa ganhar de todo mundo", declarou após o sorteio o diretor de Relações Institucionais do Barcelona, Guillermo Amor.

"Será uma boa eliminatória. Encaramos ela com muito otimismo, confiança, com a vontade de fazer as coisas bem", completou.

Das cinco equipes inglesas classificadas às oitavas da Champions, Chelsea e Tottenham foram os maiores prejudicados pelo sorteio. Os Spurs terão pela frente a Juventus, atual vice-campeã europeia.

Os dois clubes de Manchester herdaram adversários acessíveis. O City de Pep Guardiola terá pela frente os suíços do Basel, enquanto o United de José Mourinho enfrentará o Sevilla. O Liverpool também não pode reclamar, já que medirá forças contra o Porto.

bur-mcd/iga/fp/am