Topo

Campeonato Francês terá assistente de vídeo na próxima temporada

14/12/2017 14h53

Paris, 14 dez 2017 (AFP) - "O vídeo estará na Ligue 1 na próxima temporada", anunciou o presidente do Guingamp, Bertrand Desplat, nesta quinta-feira na saída da assembleia geral da Liga de Futebol Profissional (LFP), que aprovou a incorporação do assistente de vídeo para a próxima temporada.

"Se tudo ocorrer normalmente, deverá começa a ser usado no início da temporada", confirmou o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noel Le Graet. "Acredito que é uma boa iniciativa, todos os presidentes de clubes desejam isso, os árbitros também", completou.

"Acredito que é preciso fazer como na maioria dos países desenvolvidos e seguir esta tendência. Pelo menos para algumas ações o vídeo é necessário", elogiou o presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas.

O assistente de vídeo, ou VAR, na sigla em inglês, já é usado nesta temporada nos Campeonatos Italiano e Alemão. Também será adotado na próxima temporada na Liga Espanhola.

O uso do VAR é claramente delimitado pela Interacional Board (Ifab), entidade que rege as regras do futebol no mundo, e só pode ser usado depois de um gol marcado, num lance de pênalti, para verificar uma expulsão ou para corrigir a identidade de um jogador punido.

A Ifab deve tomar uma decisão definitiva sobre a autorização ou descarte da tecnologia no futebol em março de 2018. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, quer usar o VAR na Copa do Mundo da Rússia-2018, de 14 de junho a 15 de julho.

cda/iga-dr/am