Topo

Após deixar federação, vice-premiê abandona organização da Copa de 2018

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

27/12/2017 11h16

Moscou, 27 dez 2017 (AFP) - O vice-primeiro-ministro russo e titular da pasta dos Esportes, Vitali Mutko, anunciou nesta quarta-feira sua saída da presidência do Comitê de Organização da Copa do Mundo de 2018, dois dias depois de suspender por seis meses suas funções como presidente da Federação Russa de Futebol.

Mutko tomou as decisões com o objetivo de concentrar-se em sua defesa contra o banimento dos Jogos Olímpicos, que foi anunciada no início do mês por seu papel no escândalo de doping institucionalizado que afeta a Rússia nos últimos anos.

O político confirmou nesta quarta-feira que apresentou um recurso contra a exclusão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Citado pelas agências de notícias russas, Mutko afirmou que o atual diretor geral Alexei Sorokin será o presidente do Comitê de Organização da Rússia-2018.

"Ainda resta muito trabalho, mas estou totalmente convencido de que tudo estará pronto a tempo", disse Mutko, antes de destacar que agora ficará "concentrado no trabalho dentro do governo".

Vitali Mutko, o 'Senhor Esporte' da Rússia na última década, foi excluído pelo resto de sua vida dos Jogos Olímpicos no dia 5 de dezembro pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), por suposto envolvimento no escândalo de doping.

De acordo com as conclusões do COI e da Agência Mundial Antidoping (AMA), o papel de Mutko foi fundamental neste sistema como ministro dos Esportes, entre 2011 e 2015.