Topo

Messi pode deixar Barcelona se Catalunha conquistar independência

05/01/2018 13h31

Barcelona, 5 Jan 2018 (AFP) - O astro argentino Lionel Messi pode ser liberado de seu contrato com o Barcelona, caso o clube não dispute uma grande liga europeia em decorrência da independência da Catalunha, informou o jornal espanhol El Mundo nesta sexta-feira.

Segundo a publicação, a última renovação do jogador com o time incluiu uma cláusula que garante o comprometimento de Messi com a camisa azul-grená apenas se jogar "uma liga de primeiro nível europeu".

Uma fonte do Barcelona explicou à AFP que "por questões de confidenciabilidade o clube não comenta detalhes das relações contratuais com os jogadores".

A AFP também entrou em contato com o entorno do jogador, mas não obteve resposta.

Desde 2015, a região da Catalunha é governada por partidos separatistas que em outubro de 2016 declararam uma república independente, que não se concretizou por atritos com a lei espanhola.

A liga de futebol e as autoridades esportivas do país advertiram que a separação da região impediria os clubes catalães a participarem de competições espanholas.

Se o Barça não conseguir jogar na LaLiga e não conseguir negociar uma incorporação a outras grandes competições europeias (França, Itália, Alemanha e Inglaterra), Messi poderia deixar o clube sem precisar pagar a cláusula de rescisão de 700 milhões de euros, afirmou o jornal.

El Mundo indicou que o mesmo aconteceria com o resto do elenco, já que deixar a liga espanhola significaria uma mudança substancial no contrato assinado com o Barcelona.