Topo

Barcelona oficializa contratação de Philippe Coutinho

06/01/2018 17h33

Barcelona, 6 Jan 2018 (AFP) - O Barcelona oficializou a contratação do brasileiro Philippe Coutinho (Liverpool), neste sábado, em operação que ultrapassa os 160 milhões de euros e torna-se a terceira mais cara da história do futebol.

"O FC Barcelona e o Liverpool FC entraram em acordo para a transferência de Philippe Coutinho. O jogador vai assinar contrato pelo restante da temporada e cinco anos mais, com cláusula de rescisão de 400 milhões de euros", anunciou o Barça em comunicado.

Se os valores informados pela imprensa se confirmarem (120 milhões à vista e 40 milhões em bonificações), Coutinho vai ficar atrás apenas do compatriota Neymar (222 mi) e do francês Kyliam Mbappé (180 mi), que deixaram Barcelona e Monaco para defender o Paris Saint-Germain, respectivamente.

A perda de Neymar no início da temporada deixou o Barça baqueado num primeiro momento. Na sequência, o time catalão reagiu investindo 105 milhões de euros, mais 42 mi em bonificações, para tirar o francês Ousmane Dembélé do Borussia Dortmund. No entanto, o jovem atacante se machucou e só voltou a jogar na semana passada.

Com o fechamento do mercado em agosto, o Barcelona não conseguiu atrair Coutinho apesar das constantes investidas para contratar o camisa 10 do Liverpool. Finalmente o Barça conclui a transação do meia ofensivo de 1,71 metros, em busca de completar a lacuna deixada pelo agora craque do PSG.

Coutinho vai assinar contrato até 2023, rejuvenescer o time e formar um trio de ataque poderoso ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. O uruguaio já foi companheiro do brasileiro nos Reds antes de assinar pelo Barcelona.