Esporte

Coutinho realiza sonho ao vestir camisa do Barcelona

08/01/2018 14h40

Barcelona, 8 Jan 2018 (AFP) - Com alguns meses de atraso, o brasileiro Philippe Coutinho realizou o sonho de assinar contrato com o Barcelona, nesta segunda-feira, com a difícil missão de fazer a torcida esquecer o compatriota e amigo Neymar.

O antigo jogador do Liverpool, agora terceiro mais caro da história - 120 milhões de euros mais 40 mi em variáveis - se comprometeu com o clube catalão até 2023 em cerimônia na tribuna de honra do Camp Nou.

"Estou muito contente, muito feliz em chegar aqui. É meu sonho e espero corresponder às expectativas no campo", afirmou Coutinho com tímido sorriso, acompanhado de muitos familiares.

"Por toda a história que este clube tem, pelos grandes jogadores que passaram aqui e que estão aqui", explicou já sobre o gramado do estádio, onde 7.500 torcedores acompanharam as embaixadinhas do brasileiro. Coutinho ainda não sabe qual número vai usar em sua camisa.

Ainda assim, os torcedores do Barcelona vão precisar esperar 20 dias para vê-lo ao lado de Lionel Messi, Luis Suárez e companhia.

Como se esperava, o exame médico efetuado no primeiro momento do dia detectou lesão na coxa direita. A contusão tirou o meia dos últimos jogos do Livepool, atrasando a estreia com a camisa azul-grená, estipulada para o final de janeiro.

- 20 dias fora -O jogador esteve próximo de vestir a camisa do Barcelona na janela de transferências de verão, mas o alto valor pedido pelo Liverpool de aproximadamente 200 milhões de euros frustrou a negociação. Diante do desejo do atleta em se mudar para a Espanha, o clube acabou suavizando sua posição.

"Fizeram de tudo para que eu ficasse, mas entenderam que era meu sonho vir para cá", disse o brasileiro em coletiva de imprensa.

"Sua vontade, seu esforço e sua paciência com a gente foram determinantes para que pudesse vir", disse o presidente catalão Josep Maria Bartomeu, afirmando que a contratação inicia "um grande passo" para melhorar o elenco.

A pedido do Liverpool, o custo da transação não foi revelado. Mas o vice-presidente econômico do Barça, Jordi Mestre, explicou que "o desconto foi suficientemente importante para poder viabilizar a contratação".

Se os valores informados pela imprensa se confirmarem, o Barcelona teria torrado mais do que os 222 milhões de euros recebidos com a venda de Neymar ao Paris Saint-Germain, somando-se os valores das compras de Coutinho e do francês Ousmane Dembelé.

A sombra do astro brasileiro que defende o time da capital francesa ainda pairava as dependências do Camp Nou, onde todos lembram com nostalgia seus dribles.

"Temos características diferentes. Eu chego para encontrar meu espaço", disse Coutinho para tentar evitar comparações com seu amigo e companheiro de seleção desde os juniores.

- Desafio para Valverde -O desafio é enorme para Coutinho, meia de apenas 1,71 metros, discreto e casado com seu amor de infância.

Contratado pelo Barcelona, o brasileiro sobe no pódio dos jogadores mais caros da história, atrás apenas dos atacantes do PSG, Neymar e Kylian Mbappé. Coutinho mantém a tradicional presença de grandes craques brasileiros que passaram pelo Camp Nou, como Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho.

No vestiário, vai reencontrar o companheiro de seleção, Paulinho, e o uruguaio Luis Surárez, com quem quase conquistou o título da Premier League com o Liverpool. Os Reds ficaram com o vice-campeonato a dois pontos do campeão Manchester City, na temporada 2013/14.

Além dos antigos conhecidos, Coutinho vai poder jogar ao lado dos ídolos argentino Lionel Messi e espanhol Andrés Iniesta.

O time recheado de grandes craques cria uma dúvida para o técnico Ernesto Valverde: como encaixar Coutinho e Dembelé, que recém chegou e jogou pouco por conta de lesão, no time titular que lidera a Liga espanhola com autoridade?

"Vamos esperar ele chegar para observá-lo. Desde já, de goleiro eu não o vejo", brincou no domingo o técnico basco, quando perguntado sobre a polivalência do jogador.

jed-dbh/mck/mcd/fa

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo