Topo

Barça não mudou filosofia com contratação de Coutinho, afirma técnico

10/01/2018 16h21

Barcelona, 10 Jan 2018 (AFP) - O Barcelona, famoso pela excelência na formação de jogadores de base, não mudou sua filosofia de clube com a contratação a peso de ouro do brasileiro Philippe Coutinho, garantiu nesta quarta-feira o técnico Ernesto Valverde, diante das críticas pelo preço pago pelo atacante.

Após a contratação no último sábado de Coutinho por 120 milhões de euros, além de 40 milhões em bônus, a terceira transferência mais cara da história, a imprensa espanhola criticou o Barça por desembolsar uma fortuna ao invés de apostar nos jogadores de base, que foram o pilar da equipe em sua época dourada (Lionel Messi, Xavi Hernández, Andrés Iniesta).

"Não, o modelo do Barça é o mesmo de sempre", defendeu o técnico em coletiva de imprensa, na véspera da partida de volta das oitavas de final da Copa do Rei contra o Celta de Vigo (1-1 na ida).

"O clube sempre foi ao mercado para conseguir contratar grandes jogadores, os melhores do mundo estiveram aqui, ou muitos dos melhores do mundo estiveram aqui. E ao mesmo tempo o Barça sempre está olhando para as categorias de base para tentar subir jogadores que mantenham o estilo próprio e o estilo de jogo. Ainda é assim", insistiu Valverde.

"Há vezes em que coincidiram momentos extraordinários com jogadores únicos como Xavi, Iniesta, etc. Ainda seguimos trabalhando para que jogadores como estes continuem chegando. Às vezes tem mais, às vezes tem menos, mas a ideia é sempre a mesma", repetiu.

Conhecido por dar oportunidades aos jovens quando treinava o Athletic Bilbao, Valverde vem apostando em jogadores da base do Barcelona como Carles Aleñá e José Arnáiz.

Sobre Coutinho, o técnico do Barça garantiu que o brasileiro se adaptará ao estilo de jogo do clube, apesar de ter chegado com um lesão que o deixará longe dos gramados por cerca de 20 dias.

"É uma grande contratação, porque ele pode se adaptar muito bem ao estilo de jogo da equipe, que pode jogar por dentro e por fora, que tem facilidade para marcar gols como para dar assistências. Estamos esperançosos como ele", elogiou.

"Esperamos que nos ajude muito e com certeza ele traz coisas diferentes dos outros jogadores", concluiu Valverde.