Topo

Mulheres sauditas poderão ver jogo de futebol no estádio pela primeira vez

12/01/2018 14h34

Jidá, Arábia Saudita, 12 Jan 2018 (AFP) - As mulheres assistirão pela primeira vez a uma partida de futebol ao vivo do estádio, nesta sexta-feire em Jidá, um feito inédito na Arábia Saudita, um reino muçulmano ultraconservador que dá indícios de uma tímida abertura social.

Entre as reformas empreendidas pelo jovem príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, destacam-se a autorização de dirigir para as mulheres a partir de junho e a reabertura dos cinemas do país em março.

Mas, neste país regido estritamente pelos preceitos do islã, as mulheres seguem sendo obrigadas a usar a burca em público e a ter um tutor legal masculino -pai, irmão, marido- para poder viajar ou estudar.

Nesta sexta-feira, contudo, elas poderão sentar pela primeira vez nas arquibancadas do estádio Cidade do Esporte Rei Abdullah, em Jidá, no oeste do país, para assistir a um jogo de futebol.

As espectadoras poderão ir ao estádio sozinhas ou acompanhadas para assistir ao confronto entre o Al Ahli e o Al Batin e ficarão sentadas em um local especialmente reservado para o público feminino.

As mulheres sauditas se mostraram felizes com a nova medida.

"Eu assistia aos jogos pela televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Eu ficava triste e me perguntava por que não podia ir? Mas hoje isso mudou, é um dia de prazer e alegria", declarou à AFP a torcedora Nura Bajuryi.