Topo

Coreia do Sul sugere desfile e time feminino de hóquei conjunto com o Norte

Chefe da delegação da Coreia do Norte, Ri Son Gwon (esq.), cumprimenta o sul-coreano Cho Myoung-gyon - Reuters
Chefe da delegação da Coreia do Norte, Ri Son Gwon (esq.), cumprimenta o sul-coreano Cho Myoung-gyon Imagem: Reuters

12/01/2018 10h27

A Coreia do Sul propôs à sua vizinha Coreia do Norte que ambas as delegações desfilem de maneira conjunta na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, assim como alinhem uma única equipe de hóquei sobre o gelo. A oferta foi anunciada nesta sexta-feira (12) por Roh Tae-Kang, ministro de Esportes sul-coreano.

"Fizemos várias propostas, entre elas a inscrição de uma equipe feminina de hóquei sobre o gelo unida e um desfile conjunto no estádio olímpico durante as conversas diplomáticas de terça-feira", declarou Tae-Kang, segundo a agência "Yonhap".

Um desfile conjunto das duas delegações seria um gesto de grande simbolismo em plena trégua olímpica durante os Jogos que começarão em 9 de fevereiro, a cerca de 80 quilômetros da fronteira com o Norte.

As duas Coreias, que oficialmente ainda estão em guerra, já desfilaram juntas nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney, em 2004, em Atenas, e em 2006, em Turim.

A Coreia do Norte havia boicotado os Jogos Olímpicos de Verão em Seul em 1988, únicos Jogos organizados até o momento na Coreia do Sul.

Representantes das duas Coreias se reuniram na terça-feira pela primeira vez desde dezembro de 2015, em encontro no qual a Coreia do Norte aceitou enviar à Coreia do Sul uma delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão em Pyeongchang de 9 a 25 de fevereiro.