Topo

Presidente da Bundesliga quer criar uma elite de clubes

16/01/2018 14h29

Berlim, 16 Jan 2018 (AFP) - Preocupado pela fragilidade dos clubes alemães nas competições europeias, o presidente da Bundesliga, Christian Seifert, pediu nesta terça-feira que as equipes aceitem as leis da concorrência econômica e que seja criada uma elite capaz de competir com os gigantes do continente.

"A partir de agora, a ambição da Bundesliga deve ser manter-se competindo nos melhores campeonatos do mundo", indicou Seifert diante dos clubes, reunidos em Frankfurt para cerimônia de ano novo.

"A Bundesliga não poderá cumprir esta promessa se ao longo prazo não tiver uma elite, composta de vários clubes capazes de suportar a concorrência na Europa", acrescentou.

"É uma questão de dinheiro. Se quisermos ser competitivos, precisamos aceitar até certo ponto as regras comerciais", indicou.

Há dois anos, os clubes alemães não renderam como de costume em competições europeias. Em 2017, pela primeira vez desde a temporada 2004-2005, nenhum time do país alcançou as semifinais tanto na Liga dos Campeões quanto na Liga Europa.

Neste ano, apenas o Bayern de Munique se classificou para as oitavas de final da Champions, enquanto Leipzig e Borussia Dortmund ficaram em terceiro em seus grupos.

Na Liga Europa, os três clubes que disputaram a fase de grupos acabaram eliminados.

Para reverter a tendência, Seifert aposta na criação de uma elite de clubes ricos e potentes: "precisamos de clubes de referência para estarmos orgulhosos. Se a qualidade da Bundesliga for reconhecida e valorizada, todo mundo vai desfrutar".