Topo

Esporte

Federer vence Gasquet e vai às oitavas do Aberto da Austrália

20/01/2018 10h56

Melbourne, 20 Jan 2018 (AFP) - O suíço Roger Federer, número 2 do mundo, se classificou às oitavas de final do Aberto da Austrália ao derrotar o francês Richard Gasquet em três sets, 6-2, 7-5, 6-4, neste sábado em Melbourne.

Federer venceu pela 17ª vez em 19 jogos na carreira contra Gasquet, que levou a melhor sobre o lendário suíço pela última vez em 2011. Desde então, são 22 sets vencidos de maneira seguida para Federer.

Numa partida que presenteou o público da Rod Laver Arena com duas das esquerdas de uma mão mais bonitas do circuito, Federer levou a melhor em 1 hora e 59 minutos de partidas.

O suíço mostrou toda sua experiência ao segurar o último suspiro do francês, que, no terceiro set, devolveu a quebra quando perdia por 5-3 para se manter vivo no jogo, mas teve novamente o saque quebrado por Federer na sequência, fechando a partida.

"Foi uma partida muito difícil. Estou ainda um pouco confuso com a sorte que tive nesse último ponto!", brincou Federer na entrevista pós-jogo, referindo-se ao lance em que um golpe forte de Gasquet bateu na rede e sobrou para o suíço acertar um voleio com facilidade, selando a vitória.

Nas oitavas de final, Federer, atual campeão do Aberto da Austrália e que persegue um 20º título de Grand Slam na carreira, enfrentará o húngaro Marton Fucsovics, 80º do ranking ATP.

"Eu conheço Marton um pouco, ele veio treinar comigo na Suíça no ano passado. É um garoto que bate forte na bola e tem um bom jogo de fundo de quadra", declarou Federer, analisando seu próximo adversário.

Outro favorito ao título a avançar às oitavas de final foi o sérvio Novak Djokovic (N.14), que eliminou sem dificuldade em três sets o espanhol Albert Ramos (N.21), 6-2, 6-3, 6-3.

O sérvio, seis vezes campeão em Melbourne, mas que caiu para o 14º lugar no ranking devido a uma lesão no cotovelo, enfrentará nas oitavas de final uma das surpresas do torneio, o sul-coreano Chung Hyeon (58º), algoz do alemão Alexander Zverev, quarto cabeça de chave.

"Não foi tão fácil, foi bom lutar para ganhar os pontos, porque ele devolve muitas bolas, mas estou feliz com meu nível de jogo. As partidas vão ser mais difíceis a partir de agora, Chung teve uma grande vitória sobre Zverev, que fez uma grande temporada 2017", analisou Djoko.

- Halep sobrevive, Kerber tira Sharapova -Na chave feminina, a romena Simona Halep, número 1 do mundo, saiu vitoriosa de um duelo de 3 horas e 44 minutos contra a americana Lauren Davis, enquanto a alemã Angelique Kerber eliminou a russa Maria Sharapova.

Halep, que venceu em três sets, 4-6, 6-4, 15-13, enfrentará nas oitavas a japonesa Naomi Osaka.

"Estou quase morte. Não tenho mais músculos e meu tornozelo, nem sei, já não o sinto", declarou a romena de 26 anos, que sofre desde a primeira rodada com um torção do tornozelo.

A partida contra Davis foi uma verdadeira maratona e o terceiro set sozinho durou 2 horas e 22 minutos.

Halep se classificou pela terceira vez na carreira à segunda semana em Melbourne, onde seus melhores resultados foram as quartas de final em 2014 e 2015.

Em outubro, a romena se tornou a número 1 do mundo sem ter vencido um Grand Slam.

Na partida mais atrativa da chave feminina, entre duas ex-número 1 do mundo e campeãs na Austrália, Kerber (N.21) venceu Sharapova com grande autoridade, 6-1, 6-3.

Por uma vaga nas quartas de final, Kerber enfrentará a taiwanesa Hsieh Su-Wei.

Sharapova, que voltava a Melbourne dois anos depois de ser flagrada no exame antidoping, se mostrou satisfeita com seu jogo, apesar da derrota relativamente rápida (64 min).

"Eu vi os exemplos de Federer, Nadal, Serena e Venus (Williams) para voltar, que mantiveram a motivação apesar da idade", declarou a russa.

"Não é só chegar no Grand Slam, tem muito mais do que isso. Tenho muita admiração por eles, porque é preciso de muita coisa para chegar a esta etapa. É isso que me inspira", completou Sharapova, de 30 anos.

-- Resultados do Aberto da Austrália:

. Simples masculino (3ª rodada):

Dominic Thiem (AUT/N.5) x Adrian Mannarino (FRA/N.26) 6-4, 6-2, 7-5

Tennys Sandgren (EUA) x Maximilian Marterer (GER) 5-7, 6-3, 7-5, 7-6 (7/5)

Novak Djokovic (SRV/N.14) x Albert Ramos (ESP/N.21) 6-2, 6-3, 6-3

Hyeon Chung (KOR) x Alexander Zverev (GER/N.4) 5-7, 7-6 (7/3), 2-6, 6-3, 6-0

Fabio Fognini (ITA/N.25) x Julien Benneteau (FRA) 3-6, 6-2, 6-1, 4-6, 6-3

Tomas Berdych (RTC/N.19) x Juan Martin Del Potro (ARG/N.12) 6-3, 6-3, 6-2

Marton Fucsovics (HUN) x Nicolas Kicker (ARG) 6-3, 6-3, 6-2

Roger Federer (SUI/N.2) x Richard Gasquet (FRA/N.29) 6-2, 7-5, 6-4

. Simples feminino (3ª rodada):

Simona Halep (ROM/N.1) x Lauren Davis (EUA) 4-6, 6-4, 15-13

Naomi Osaka (JPN) x Ashleigh Barty (AUS/N.18) 6-4, 6-2

Barbora Strycova (RTC/N.20) x Bernarda Pera (EUA) 6-2, 6-2

Karolina Pliskova (RTC/N.6) x Lucie Safarova (RTC/N.29) 7-6 (8/6), 7-5

Angelique Kerber (ALE/N.21) x Maria Sharapova (RUS) 6-1, 6-3

Madison Keys (EUA/N.17) x Ana Bogdan (ROM) 6-3, 6-4

Caroline Garcia (FRA/N.8) x Aliaksandra Sasnovich (BLR) 6-3, 5-7, 6-2.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte