Topo

Mischa Zverev, primeiro jogador de tênis punido por falta de competitividade

23/01/2018 12h58

Melbourne, 23 Jan 2018 (AFP) - O alemão Mischa Zverev se tornou nesta terça-feira (23) o primeiro jogador de tênis punido por falta de competitividade, após abandonar a partida válida pela primeira rodada do Aberto da Austrália, e deverá pagar uma multa de 45 mil dólares.

Cabeça de chave número 32 do torneio, Zverev abandonou a competição depois do coreano Hyeon Chung, revelação do torneio, vencer o primeiro set da partida com facilidade (6-1), na estreia.

O tenista alemão terá que pagar 45 mil dólares de multa à ATP pelo abandono. Pela participação no torneio, Zverev tinha direito a premiação de 47 mil dólares.

Segundo as novas regras da ATP, "todo jogador inscrito na primeira rodada da chave principal, no simples, que abandonar após jogar abaixo do nível profissional, pode ser objeto de multa que pode alcançar o valor da premiação da primeira rodada".

Os abandonos prematuros, oficialmente por lesões, provocam dúvidas, como ocorreu em Wimbledon no ano passado, quando oito jogadores abandonaram na primeira rodada, incluindo os adversários de Roger Federer e Novak Djokovic, no segundo set e na quadra central.

Esta onda de abandonos foi a motivação para a adoção de novas regras, que existem somente em torneio Grand Slam, por parte da Federação Internacional de Tênis (ITF). O Aberto da Austrália é o primeiro torneio disputado com as novas regras.

A regra de punição ainda cria uma alternativa para os atletas que chegarem com lesão aos torneios: caso desistam antes de entrar em quadra a tempo do sorteio de um lucky loser -tenista eliminado na fase preliminar-, dividirão o valor da premiação com esse jogador.