Topo

Nadal abandona por lesão, Cilic vai às semis do Aberto da Austrália

23/01/2018 13h08

Melbourne, 23 Jan 2018 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, abandonou a partida de quartas de final do Aberto da Austrália contra o croata Marin Cilic (6º) devido a uma lesão na coxa, nesta terça-feira em Melbourne, no momento em que o adversário vencia por 3-6, 6-3, 6-7 (5/7), 6-2, 2-0.

Nadal pediu atendimento médico no meio do quarto set para ter a coxa direita massageada, mas, ao voltar ao jogo, não conseguiu mais se movimentar com naturalidade.

Mesmo se estivesse saudável, o espanhol corria sérios riscos de ser eliminado por Cilic, que incomodou demais o número 1 do mundo com seu forte saque e potente direita.

"Estávamos fazendo uma grande partida. É uma pena pro Rafa, que é um grande lutador, terminar assim", lamentou Cilic, que disputará sua segunda semifinal em Melbourne (2010).

Nadal, 31 anos, tinha se recuperado da lesão no joelho que o obrigou a abandonar o ATP Finals de Londres, no fim do ano passado, e atrapalhou sua preparação para a nova temporada. Em 2017, o natural de Manacor foi finalista do Aberto da Austrália, sendo derrotado pelo suíço Roger Federer.

Nas semifinais, Cilic enfrentará a surpresa britânica Kyle Edmund (49º), algoz do búlgaro Gregor Dimitrov, número 3 do mundo.

Dimitrov foi surpreendido por Edmund em jogo de quatro sets, parciais de 6-4, 3-6, 6-3, 6-4.

Com a queda de Nadal e de Dimitrov, restam apenas três cabeças de chave vivos no masculino: Cilic (N.6), Federer e Tomas Berdych (N.19). Estes dois últimos se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final.

- Wozniacki segue firme -Na chave feminina, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, número 2 do mundo, avançou às semifinais ao derrotar em três sets a espanhol Carla Suárez (39º), 6-0, 6-7 (3/7), 6-2.

As últimas cinco participações da dinamarquesa na penúltima fase de um Grand Slam foram no US Open. Wozniacki nunca conquistou um título da máxima categoria do tênis.

"Eu sabia que não seria tão fácil, porque muitos games do primeiro set foram bem apertados. No segundo set eu falhei quando tive chance e no terceiro consegui manter a calma. No fim, tinha um pouco mais de energia", analisou a número 2 do mundo.

Wozniacki, que volta a disputar as semis na Austrália após sete anos, jogará por uma vaga na decisão contra a belga Elise Mertens (37ª), que eliminou a quarta tenista mundial, a ucraniana Elina Svitolina, em dois sets, 6-4, 6-0.

Mertens, de 22 anos, só havia disputado quatro Grand Slam na carreira até então, nunca superando a terceira rodada.

- Resultados do Aberto da Austrália:

. Simples masculino (Quartas de final):

Marin Cilic (CRO/N.6) x Rafael Nadal (ESP/N.1) 3-6, 6-3, 6-7 (5/7), 6-2, 2-0 (abandono)

Kyle Edmund (GBR) x Grigor Dimitrov (BUL/N.3) 6-4, 3-6, 6-3, 6-4

. Simples feminino (Quartas de final):

Elise Mertens (BEL) x Elina Svitolina (UCR/N.4) 6-4, 6-0

Caroline Wozniacki (DIN/N.2) x Carla Suárez (ESP) 6-0, 6-7 (3/7), 6-2