Topo

Federer se classifica para as semifinais do Aberto da Austrália

24/01/2018 09h45

Melbourne, 24 Jan 2018 (AFP) - O suíço Roger Federer, número 2 mundial, se classificou nesta quarta-feira para as semifinais do Aberto da Austrália ao derrotar o tcheco Tomas Berdych, vigésimo do ranking ATP, em três setes, por 7-6 (7/1), 6-3 e 6-4.

Federer, defensor do título, vai enfrentar na sexta-feira um lugar na final com o sul-coreano Chung Hyeon (58º), algoz do sérvio Novak Djokovic nas oitavas de final.

Antes de entrar em ritmo de cruzeiro na partida, Federer, 36 anos, iniciou o duelo cometendo muito erros não forçados (12 dos primeiros 14 erros do jogo). Com isso, Berdych teve a chance de sacar pelo primeiro set, primeiro quando vencia por 5-4, e novamente com 6-5. Mas não aproveitou.

"Eu me segurei, tive um pouco de sorte, e tive muito raiva também", declarou Federer após a partida, referindo-se à pane temporária do sistema de replay de pontos, que o impediu de desafiar uma decisão do árbitro. "Felizmente, eu consegui ganhar esse primeiro set, foi a chave do jogo".

De fato, Berdych deixou escapar a chance de colocar seu velho rival nas cordas. No tie-break, Federer, reencontrou seu melhor tênis, fez 7-1 no tcheco e não olhou mais para trás.

Os dois tenistas trintões se enfrentaram pela décima vez em Grand Slam, com 8 vitórias para o suíço, e pela 26ª vez no total (20-6) desde 2004. É a terceira vez nos últimos três anos que Federer domina o tcheco no Aberto da Austrália, sem perder um set.

A lenda suíça escreveu mais uma linha em seu impressionante currículo em Grand Slams. Ele disputará sua 14ª semifinal em Melbourne. O segundo colocado é Stefan Edberg, com oito. É também sua 43ª de torneios maiores, ou seja, 12 a mais que Novak Djokovic e Jimmy Connors.

Na outra semifinal, o croata Marin Cilic, número 6 do mundo, enfrentará o britânico Kyle Edmund (49º).

Na chave feminina, a romena Simona Halep, atual número 1 do mundo, avançou às semifinais do torneio com uma vitória tranquila em dois sets sobre a tcheca Karolina Pliskova, 6-3, 6-2.

Nas semis, Halep enfrentará a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 e atual 21 do mundo, que também venceu com facilidade seu duelo de quartas de final, contra a americana Madison Keys (N.17), 6-1, 6-2.

Na outra semifinal, se enfrentarão a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 10ª tenista do mundo, e a belga Elise Mertens, que ocupa o 37º lugar do ranking WTA.

- Resultados do Aberto da Austrália:

.Simples masculino (Quartas de final):

Chung Hyeon (COR) x Tennys Sandgeren (EUA) 6-4, 7-6 (5), 6-3

Roger Federer (SUI/N.2) x Tomas Berdych (RTC/N.19)

.Simples feminino (Quartas de final):

Simona Halep (ROM/N.1) x Karolína Pliskova (RTC/N.6) 6-3, 6-2

Angelique Kerber (ALE/N.21) x Madison Keys (EUA/N.17) 6-1, 6-2