Topo

Esporte

Tuítes sexistas de novo técnico da seleção feminina inglesa geram polêmica

Scott Heppell/AP
Comentários do ex-jogador Phil Neville foram realizados em 2012 Imagem: Scott Heppell/AP

24/01/2018 13h55

O ex-jogador do Manchester United Phil Neville foi nomeado na terça-feira (23) o novo técnico da equipe feminina da Inglaterra até a Euro-2021, uma decisão polêmica devido ao histórico de tuítes sexistas do treinador.

Esta polêmica é ainda mais constrangedora para os dirigentes da federação inglesa (FA) de futebol devido ao fato do ex-técnico da seleção, Mark Sampson, ter sido demitido em setembro por causa de uma "atitude inapropriada e inaceitável" quando comandava a equipe feminina de Bristol (2009-2013).

Em 3 de julho 2012, Neville, 41 anos, escreveu em sua conta no Twitter que "Vocês, mulheres, sempre clamaram por igualdade, até o momento em que é para dividir as contas. #hipócritas".

No mesmo ano, uma outra mensagem publicada dizia: "Olá, homens. Duas horas de críquete antes do trabalho e começo bem meu dia".

Ao ser questionado sobre o motivo para a mensagem ter sido enviada especificamente para os homens, Neville explicou: "Eu achei que as mulheres estariam muito ocupadas fazendo o café da manhã, cuidando das crianças, ou arrumando as camas".

"Os tuítes enviados por Phil Neville, assim como a falta de uma reação da FA sobre o assunto, nos deixa profundamente tristes", lamentou a fundação para o esporte feminino (WST), "decepcionada pela falta de transparência na nomeação de Phil Neville".

Diante das inúmeras críticas recebidas após o anúncio de sua contratação para comandar a seleção feminina inglesa, Neville pediu desculpas em comunicado publicado pela federação.

"Em relação aos comentários feitos há alguns anos, eu gostaria de dizer claramente que não refletiam, e não refletem, com exatidão nem minha personalidade, nem minhas convicções, e gostaria de pedir desculpas", escreveu.

"Tenho plena consciência de minhas responsabilidades como técnico da equipe feminina da Inglaterra e me sinto orgulhoso e honrado por terem confiado em mim para este cargo. Aguardo o futuro com impaciência e trabalharei arduamente para que a equipe conquiste vitórias", concluiu.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte