Topo

Esporte

Marin Cilic derrota britânico e avança à final do Aberto da Austrália

25/01/2018 10h44

Melbourne, 25 Jan 2018 (AFP) - O croata Marin Cilic, sexto colocado no ranking mundial, se classificou para sua primeira final do Aberto da Austrália ao derrotar nesta quinta-feira o britânico Kyle Edmund (N. 49) em três sets, com parciais de 6-2, 7-6 (7/4), 6-2.

Primeiro croata em uma final em Melbourne, Cilic enfrentará na decisão do próximo domingo o vencedor da segunda semifinal, que será disputada na sexta-feira entre o suíço Roger Federer (N.2) e o sul-coreano Chung Hyeon (N.58).

Vai ser a terceira final de Grand Slam para o gigante croata (1,98m), após sua derrota para Federer em Wimbledon, no ano passado, e a vitória no US Open, em 2014.

Cilic, 29 anos, não teve problemas para superar uma das surpresas das semifinais, ao lado de Chung. Jogou tênis de alto nível nas quartas de final contra o espanhol Rafael Nadal, que precisou abandonar no quinto set após luta intensa.

Desta vez, Cilic não precisou ser tão forte contra o britânico, já que a diferença de nível era grande. Edmund cometeu 30 erros não forçados na partida.

"Me sinto bem e tenho dois dias para me recuperar. No domingo estarei bem", comentou Cilic, que se aproxima do compatriota Goran Ivanisevic, presente em quatro finais de Grand Slam.

O croata fez a diferença em alguns pontos cruciais, completando quatro break-points nas oito oportunidades que teve. O saque, sua principal força, garantiu 11 aces e 90% dos pontos quando o primeiro serviço entrava.

O jovem britânico, 23 anos, conseguiu eliminar o búlgaro Grigor Dimitrov nas quartas de final e teve duas bolas de quebra no primeiro set. Depois, não criou mais dificuldades e baixou a intensidade após perder o segundo set.

- Halep e Wozniacki fazem final -No quadro feminino, a romena Simona Halep, líder do ranking mundial, e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, segunda colocada na classificação da WTA, se classificaram para a final do Aberto da Austrália. A partida vai definir quem fica com o topo do ranking.

Nas semifinais do Grand Slam disputado em Melbourne, Halep, 26 anos, derrotou a alemã Angelique Kerber (N.16) em uma batalha de três sets, com parciais de 6-3, 4-6, 9-7, depois de salvar dois match points.

No décimo game do terceiro set, Halep desperdiçou, durante o seu saque, duas chances de definir a partida em 6-4.

"Foi muito duro, ainda estou tremendo. Disputar duas partidas como esta, no mesmo torneio, não é fácil", declarou a tenista romena.

Na terceira rodada, Halep salvou três match points e derrotou a americana Lauren Davis por 15-13 no terceiro set.

Wozniacki garantiu a vaga na decisão ao superar a belga Elise Mertens (N. 37) por 2-0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7/2).

A final será a oportunidade para as duas tenistas conquistarem pela primeira vez um torneio Grand Slam.

Cada uma disputou duas finais de Grand Slam na carreira.

Halep perdeu as finais de Roland Garros em 2014 e 2017, enquanto Wozniacki foi derrotada nas decisões do Aberto dos Estados Unidos em 2009 e 2014.

A vencedora da final, que será disputada no sábado, vai liderar o ranking da WTA a partir de segunda-feira.

-- Resultados das semifinais do Aberto da Austrália:

- Simples feminino:

Simona Halep (ROM/N.1) x Angelique Kerber (ALE/N.21) 6-3, 4-6, 9-7

Caroline Wozniacki (DIN/N.2) x Elise Mertens (BEL) 6-3, 7-6 (7/2)

- Simples masculino:

Marin Cilic (CRO/N.6) x Kyle Edmund (GBR) 6-2, 7-6 (7/4), 6-2.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte