Topo

Federer avança para a final do Aberto da Austrália após abandono de Chung

26/01/2018 13h13

Melbourne, 26 Jan 2018 (AFP) - O suíço Roger Federer se classificou para sua 30ª final de Grand Slam após o abandono do sul-coreano Chung Hyeon, que tinha uma bolha em um pé, nesta sexta-feira em Melbourne nas semifinais do Aberto da Austrália.

Chung pediu um tempo médico quando perdia o jogo por 6-1 e 4-1, mas desistiu da partida pouco depois, quando o placar marcava 5-2 para o suíço no segundo set.

Federer defenderá seu título na final de domingo contra o croata Marin Cilic (N.6). O suíço luta para conquistar seu 20º Grand Slam, o sexto em Melbourne.

"Acredito que o primeiro set foi normal, depois penso que ele estava afetado pelas bolhas, sei que provocam muita dor", disse o suíço.

"Provocam muitas dores, agora nem sequer consigo caminhas com normalidade. Fiz o que tinha que fazer, não era bom para os espectadores que continuasse. Eu não era capaz de jogar tênis", confirmou Chung.

"Sabia que tinha problemas no pé antes do jogo. Devia ter dor no início, mas não demonstrava. É algo que aprecio, mas depois vi que cada vez sofria mais", acrescentou o favorito ao título.

O primeiro set foi completamente dominado pelo suíço. Federer foi muito agressivo e quebrou o saque do jovem rival (21 anos) logo no primeiro game e fechou a parcial em pouco mais de meia hora.

Chung, grande revelação do torneio, se tornou o primeiro sul-coreano a disputar uma semifinal de Grand Slam. Em sua campanha, eliminou o sérvio Novak Djokovic nas oitavas de final e o alemão Alexander Zverev, quarto do ranking ATP, na terceira rodada.

A final Federer-Cilic será o 10º confronto entre ambos. O suíço venceu nove, o último no Masters de Londres disputado em novembro e o anterior, a final de Wimbledon, em julho, quando o croata não fez uma grande partida, justamente por uma bolha no pé.

O único triunfo de Cilic aconteceu na semifinal do US Open 2014, quando o croata conquistou o seu único título de Grand Slam.

Federer é considerado favorito para a final de domingo, mas Cilic já mostrou que tem condições de vencer, como ficou claro na partida de quartas de final contra Rafael Nadal, que abandonou o jogo no quinto set após uma grande batalha.

"Ele tem potência, se chegou tão longe no torneio é porque se sente bem e acredita nele. Estou muito impaciente", destacou Federer.

No torneio de duplas feminino, a francesa Kristina Mladenovic e a húngara Timea Babos conquistaram o troféu depois de derrotarem as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina (N.2) por dois sets a zero, parciais 6-4 e 6-3.

Foi o primeiro título de Grand Slam da dupla, que venceram os torneios de Dubai, Marraquexe e Roma.

No sábado, a final de simples feminina vai coroar uma campeã de Grand Slam inédita. A número 1 do ranking mundial, a romena Simona Halep, encara a principal perseguidora, a dinamarquesa Caroline Wozniacki (N.2) e disputa também pela liderança do circuito WTA.

-- Resultados de sexta-feira do Aberto da Austrália:

- Simples masculino (semifinal)

Roger Federer (SUI/N.2) x Chung Hyeon (KOR) 6-1, 5-2 e abandono

- Duplas femininas (final)

Tímea Babos (HUN) / Kristina Mladenovic (FRA) x Ekaterina Makarova (RUS) / Elena Vesnina (RUS) 6-4, 6-3.