Topo

Acusações contra Putin em caso de doping são 'difamação', diz Kremlin

Putin foi defendido novamente em relação às acusações de doping - Michael Klimentyev/AFP
Putin foi defendido novamente em relação às acusações de doping Imagem: Michael Klimentyev/AFP

30/01/2018 08h37

O Kremlin classificou como "difamação", nesta terça-feira (30), as declarações do ex-alto funcionário da agência russa antidoping Grigori Rodtchenkov, que acusou o presidente Vladimir Putin de ter tido um papel crucial na organização do doping de atletas nacionais nos Jogos Olímpicos.

"É uma nova difamação que não se baseia em qualquer prova", garantiu à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, enquanto a Rússia se vê atolada em um escândalo de doping que levou à sua suspensão dos Jogos Olímpicos de Inverno-2018 em Pyeongchang.

Em uma entrevista na segunda à noite ao canal alemão ARD, Grigori Rodtchenkov, o ex-diretor do laboratório antidoping de Moscou refugiado nos EUA, afirmou que "apenas o presidente pode dar uma missão dessas aos serviços de segurança, o FSB". Com isso, Rodtchenkov se referia ao sistema de doping organizado na Rússia e acobertado - segundo ele - pelos serviços especiais.

Em 2016, o relatório McLaren encomendado pela Agência Mundial Antidoping (AMA) revelou a organização, na Rússia, de um sistema institucionalizado de doping, em especial nos Jogos Olímpicos de Inverno-2014 em Sochi.

Moscou sempre negou a dimensão institucional do sistema de doping.

Em dezembro passado, os serviços russos de investigação acusaram Rodtchenkov, cujo depoimento está na origem do escândalo, de ter pessoalmente dopado os atletas russos e de ter "manipulado" os testes.