Topo

Último dia da janela de transferência europeia promete emoções

31/01/2018 17h17

Paris, 31 Jan 2018 (AFP) - A novela Pierre-Emerick Aubameyang terminou. O atacante gabonês do Borussia Dortmund foi oficialmente anunciado como reforço do Arsenal nesta quarta-feira e fez mexer outras peças no tabuleiro do último dia da janela de transferência europeia.

A contratação de Aubameyang iniciou uma verdadeira 'dança das cadeiras', resultando na transferência de Olivier Giroud ao Chelsea e no empréstimo de Michy Batshuayi "até o fim da temporada" ao Borussia Dortmund, a poucas horas do fechamento da janela.

Cuidado para não enviar a documentação tarde demais: na janela invernal de 2015, o goleiro espanhol David De Gea viu sua transferência do Manchester United ao Real Madrid naufragar por este motivo.

. Arsenal reforçadoAubameyang era muito esperado no Arsenal, que perdeu nesta janela sua estrela chilena Alexis Sánchez, contratado pelo Manchester United.

O gabonês, que brilhou no Borussia Dortmund por cinco temporadas, foi vendido por 63 milhões de euros, segundo a imprensa, uma quantia recorde para os Gunners, que não confirmaram o valor da operação, como de costume.

O clube do técnico Arsène Wenger, derrotado na terça-feira na Premier League pelo Swansea, que luta contra o rebaixamento, sabia que precisava se reforçar urgentemente para seguir na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, ao fim da temporada.

A chegada de Aubameyang, porém, significa a saída de um jogador emblemático do Arsenal, o atacante Olivier Giroud, no clube londrino desde 2012.

O francês, que se tornaria a terceira opção do ataque do Arsenal, atrás de Aubameyang e Alexandre Lacazette, sabia que precisaria de minutos em campo para convencer o técnico da França a convocá-lo para a Copa do Mundo deste ano.

Giroud, reticente em deixar a capital britânica, acabou assinando um contrato de 18 meses com o rival Chelsea, no qual brigará por uma vaga de centroavante titular com o espanhol Álvaro Morata.

A chegada de Giroud aos Blues selou também a saída do belga Michy Batshuayi, que foi anunciado pelo Borussia Dortmund.

Quem também promete se movimentar no último dia da janela é o Paris Saint-Germain. O clube parisiense trouxe apenas o volante Lassana Diarra para reforçar seu meio de campo em janeiro, mas precisa se livrar de diversos jogadores do atual elenco para diminuir a folha salarial e estar em acordo com as regras do fair-play financeiro.

. Lucas no TottenhamO brasileiro Lucas Moura, que nunca alcançou todo seu potencial em Paris e se vê sem chances na equipe titular devido às presenças de Neymar, Kylian Mbappé e Di Maria, realizou exames no Tottenham em foi anunciado como novo reforço do clube londrino, que pagou cerca de 25 milhões de euros para contratar o ex-são-paulino de 25 anos. A negociação é vista com bons olhos na capital francesa, apesar do jogador ter custado aos cofres do clube 40 milhões de euros em 2012.

Outro assunto quente na capital francesa: o destino do argentino Javier Pastore, que aparenta estar próximo da Inter de Milão, apesar de ter afirmado que queria ser "o último a sair" do PSG, do qual foi a primeira estrela contratada pelo dinheiro do Catar, em 2011.

Entre outros nomes de peso envolvidos em boatos de transferência estão o de Ryad Mahrez, cobiçado pelo Manchester City, e de Zlatan Ibrahimovic.

Segundo a Sky Sports, o City teria desistido de contratar Mahrez, após o Leicester exigir em troca 65 milhões de euros e mais um jogador com passe avaliado entre 25-30 milhões. Caro demais, até para o rico City, que prefere esperar pelas recuperações dos lesionados Gabriel Jesus e Leroy Sané.

Já Ibrahimovic, que jamais escondeu o interesse em jogar na MLS norte-americana, não terá a vida dificultada pelo Manchester United caso uma proposta dos Estados Unidos apareça. O diário esportivo francês L'Equipe garante até que Ibra já tem um contrato assinado com o Los Angeles Galaxy.

O sueco, de 36 anos, poderia terminar a temporada com os Diabos Vermelhos antes de atravessar o Atlântico, já que a temporada da MLS começa em março.

cda/pgr/am

BORUSSIA DORTMUND

MANCHESTER UNITED