Topo

Começam as oitavas de final e a verdadeira Champions

12/02/2018 15h05

Paris, 12 Fev 2018 (AFP) - Para as grandes potências europeias, a temporada começa de verdade agora, ou quase. As oitavas de final da Liga dos Campeões serão abertas esta semana com dois duelos estelares: Juventus-Tottenham na terça-feira e, principalmente, Real Madrid-PSG na quarta.

- A Velha Senhora e sua ambição -Finalista em 2015 e 2017, campeã em 1985 e 1996, a Juventus é um dos clubes mais tradicionais da Champions, apesar de não erguer o título da competição há mais de duas décadas. A Velha Senhora disputará nesta terça-feira as oitavas de final pela nona vez desde 2003-2004.

No gol estará Gianluigi Buffon, que aos 40 anos segue sonhando em conquistar a Liga dos Campeões, um dos únicos de títulos de peso que faltam em sua brilhante carreira.

A Juve terminou a fase de grupos na segunda colocação de sua chave, atrás do Barcelona, após uma dura derrota por 3 a 0 no Camp Nou diante de Messi e companhia.

Do outro lado do campo estará um ambicioso Tottenham, liderado por Harry Kane, a sensação da Premier League, com 23 gols. Os Spurs já mostraram sua força na fase de grupos, terminando à frente do poderoso Real Madrid.

A principal carência do time londrino é a falta de experiência no mata-mata da Champions: só disputou uma vez em sua história as oitavas de final da competição, vencendo o Milan na temporada 2010-2011.

"Estamos fazendo um trabalho fantástico, é um período importante para nós", analisou o técnico dos Spurs, o argentino Mauricio Pochettino, após a vitória por 1 a 0 de sábado sobre o Arsenal, com gol de Kane.

- CR7 contra Neymar -Neymar, que deixou o Barcelona para se tornar o líder do Paris Saint-Germain no sonho do clube parisiense de conquistar a Champions, enfrenta Cristiano Ronaldo e o Real Madrid, clube de maior tradição na competição e atual bicampeão europeu.

O PSG 'versão catariana' nunca passou das quartas de final na Champions. Mas Neymar ameaça uma equipe do Real que vem se mostrando irreconhecível na Espanha, onde está a milhas de distância do líder Barcelona na Liga e foi eliminada precocemente da Copa do Rei. Os merengues, porém, sempre são perigosos quando o assunto é Liga dos Campeões.

CR7, que também viveu nos campeonatos domésticos uma seca de gols, parece ter recuperado seu apetite voraz, anotando três gols no sábado contra a Real Sociedad (5-2), pelo Campeonato Espanhol.

"Às vezes as coisas não acontecem como você gostaria, mas a experiência me ensinou que é preciso seguir trabalhando duro para alcançar nossos objetivos", afirmou o craque português nesta segunda-feira.

Já o PSG domina com autoridade o Campeonato Francês, mas, mesmo assim, o técnico Unai Emery sabe que sua permanência no comando da equipe depende exclusivamente de um resultado satisfatório na Champions.

"Esse mito da Champions desperta muita ansiedade na torcida e no jogador que chega a Paris", admitiu nesta segunda-feira o atacante uruguaio Edinson Cavani, ao falar dos objetivos traçados pelos donos do clube.

- City, favorito diante do Basel -Nas outras partidas desta semana, o Manchester City, líder isolado do Campeonato Inglês, aparece como enorme favorito no duelo contra o Basel, num confronto marcado para esta terça-feira na Suíça.

Já o Porto encara o Liverpool na quarta-feira. Os Reds chegam às oitavas de final da Champions com um ataque afinado, formado pelo egípcio Mohamed Salah e pelo brasileiro Roberto Firmino, que conseguiram fazer a torcida esquecer a saída de Philippe Coutinho para o Barça.

As outras partidas de ida das oitavas de final serão disputadas em 20 e 21 de fevereiro, com um duelo estelar entre Chelsea e Barcelona como destaque. Nessas datas, também se enfrentarão Bayern de Munique-Besiktas, Shakthar Donetsk-Roma e Sevilla-Manchester United.

Os duelos de volta estão previstos para 6-7 de março e 13-14 do mesmo mês.

-- Programação das oitavas de final da Liga dos Campeões:

- Terça-feira (19h45)

Juventus (ITA) - Tottenham (ING)

Basel (SUI) - Manchester City (ING)

- Quarta-feira (19h45)

Porto (POR) - Liverpool (ING)

Real Madrid (ESP) - Paris SG (FRA)

(jogos de volta, 6 e 7 de março)

- Terça-feira 20 fevereiro (19h45)

Bayern de Munique (ALE) - Besiktas (TUR)

Chelsea (ING) - Barcelona (ESP)

- Quarta-feira 21 fevereiro (19h45)

Shakhtar Donetsk (UCR) - Roma (ITA)

Sevilla (ESP) - Manchester United (ING)

(jogos de volta, 13 e 14 de março)

adc/pm/am

BESIKTAS FUTBOL

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

SOCIEDADE COMERCIAL FUTEBOL CLUBE DO PORTO

MANCHESTER UNITED