Topo

Vasco levanta a guarda contra Wilstermann para seguir na Libertadores

13/02/2018 14h47

Rio de Janeiro, 13 Fev 2018 (AFP) - De olho nos jogadores brasileiros que defendem o adversário boliviano, o Vasco recebe nesta quarta-feira em São Januário o Jorge Wilstermann, no duelo de ida da terceira fase preliminar da Copa Libertadores 2018.

A equipe que sair vitoriosa após o jogo de volta, previsto para 21 de fevereiro, ganhará o direito de disputar a fase de grupos da maior competição de clubes da América do Sul.

1. Brasileiros do WilstermannO Jorge Wilstermann, equipe da cidade de Cochabamba, viajará ao Rio de Janeiro com pelo menos dois brasileiros em sua equipe titular: o atacante Serginho, camisa 10 da equipe e responsável por dois gols na fase anterior contra o Oriente Petrolero; e o zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo e Flamengo. O atacante Lucas Gaúcho ficará na reserva.

Além de treinar todos os dias desde sexta-feira, deixando de lado o feriado carnavalesco, o Vasco estuda meticulosamente a equipe boliviana treinada por Álvaro Peña.

Atenção com o contra-ataque e neutralizar Serginho são duas das prioridades dos comandados de Zé Ricardo, que analisou os vídeos das últimas atuações do Wilstermann.

O Wilstermann passou por um sufoco na fase anterior, eliminando o compatriota Oriente Petrolero graças à vitória por 2 a 1 na ida em Santa Cruz. Na volta, o duelo boliviano terminou empatado em 2 a 2, em Sucre.

2. Não sofrer gol em casaNa fase anterior, o Vasco derrotou sem piedade os chilenos da Universidad de Concepción, com vitórias por 4 a 0 e 2 a 0.

Mas os cruz-maltinos sabem que cautela é fundamental na Libertadores: esta quarta-feira dará apenas início a uma partida de 180 minutos, cujo segundo tempo será disputado na altitude de 2.800 metros de Sucre.

No jogo de ida, "temos que ser perfeitos atrás, buscar o ataque e aproveitar as chances que aparecerem", afirmou o meia Wagner.

Conseguir uma vantagem em casa seria fundamental para poder encarar a altitude boliviana com menos pressão.

Para melhorar o desempenho no jogo de volta, o Vasco prevê se concentrar em Santa Cruz de la Sierra nos dias anteriores e viajar para Sucre somente no mesmo dia da partida.

3. Cuidado com o algozO Vasco, que disputa a Libertadores pela primeira vez desde 2012, precisa evitar o famoso 'salto alto' diante do Wilstermann, que no ano passado foi responsável por eliminar outro brasileiro, o Atlético Mineiro, nas oitavas de final, e que também causou grandes dificuldades ao Palmeiras na fase de grupos do mesmo torneio.

Após eliminar o Galo, a equipe boliviana foi eliimada nas quartas de final pelo River Plate.

É a primeira vez que o Vasco enfrenta uma equipe boliviana na Libertadores.

O vencedor do duelo integrará o grupo 5 da competição, no qual já estão Cruzeiro, Universidad de Chile e Racing, da Argentina.

Prováveis escalações:

Vasco da Gama: Martín Silva - Yago Pikachu, Paulão, Ricardo, Henrique - Desábato, Wellington, Evander - Wagner, Andrés Ríos, Paulinho. T: Zé Ricardo.

Jorge Wilstermann: Arnaldo Jiménez - Alejandro Meleán, Alex da Silva, Edward Zenteno, Juan Pablo Aponte - Cristhian Machado, Fernando Saucedo, Marcelo Bergese, Cristian Chávez, Serginho - Gilbert Álvarez. T: Álvaro Peña.