Topo

Final da Libertadores-2019 será disputada em jogo único

23/02/2018 17h55

Montevidéu, 23 Fev 2018 (AFP) - A final da Copa Libertadores de 2019 será disputada em jogo único e não mais no tradicional duelo de ida e volta, anunciou nesta sexta-feira a Conmebol.

A mudança de formato foi decidida nesta sexta por unanimidade durante a reunião do Conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol, realizada em Punta del Este, no Uruguai.

"A partir de 2019, a Copa Libertadores será decidida numa emocionante final única, transmitida em horário nobre desde um campo escolhido com antecedência. Mais que um jogo, este será um grande evento esportivo, cultural e turístico que trará grandes benefícios para o futebol sul-americano, seus clubes e seus torcedores", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

A decisão do Conselho da Conmebol foi feita após uma rigorosa análise de diversos estudos técnicos preparados por consultores especializados, com o objetivo de potencializar os torneios de clubes da região.

"Esta emocionante partida oferecerá um espetáculo esportivo de classe mundial e uma melhor experiência em casa e no estádio. Em termos de desenvolvimento, projetamos maiores receitas para o torneio e para os clubes finalistas, assim como uma maior projeção do futebol sul-americano e da Libertadores a nível global", completou Domínguez.

A partir de 2019, cada clube finalista da Libertadores receberá dois milhões de dólares e 25% do faturamento da venda de ingressas do jogo decisivo, além de não arcar mais com os gastos pela organização do evento.

"Esta decisão obedece o objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento do futebol sul-americano diante com maiores recursos, mais investimento e padrões mais altos em todos os níveis", concluiu o mandatário.