Topo

Corinthians estreia na Libertadores com empate na Colômbia

01/03/2018 00h27

Bogotá, 1 Mar 2018 (AFP) - O Corinthians iniciou a campanha na Copa Libertadores 2018 com um valioso empate em 1 a 1 com o Millonários na Colômbia, em jogo válido pelo Grupo 7 da competição continental.

A equipe colombiana não conseguiu transformar em gol seu domínio no primeiro tempo diante de um Corinthians que claramente queria cadenciar o jogo, preocupado com os 2.600 metros de altitude de Bogotá.

Na segunda etapa, o Timão se mostrou mais decidido a buscar a vitória e conseguiu equilibrar a partida, mas não teve sucesso em furar o bloqueio defensivo do Millonarios ou passar pelo goleiro venezuelano Wilker Faríñez.

- Altitude assustou -Satisfeito com a vitória no clássico paulista contra o Palmeiras no fim de semana (2-0), o técnico Fábio Carille apostou na mesma formação, com a exceção do meia e maestro do meio de campo Rodriguinho, suspenso. Em seu lugar entrou Mateus Vital.

Preocupado com os efeitos da altitude, porém, a equipe não mostrou a habitual pegada na marcação e na busca pelo gol, preferindo poupar as energias para não ser surpreendido no fim.

Vendo a atitude do adversário, o Millionarios aproveitou o apoio de sua torcida para partir para cima.

Mas os colombianos pecaram pela falta de pontaria. No jogo todo, o Millionarios arriscou 11 finalizações ao gol brasileiro, mas acertou a meta do goleiro Cássio apenas uma vez.

Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Silva cruzou da esquerda e Del Valle apareceu por trás da zaga, sem marcação para cabecear, mas mandou para fora, para a sorte de Cássio, que estava batido no lance.

- Empate satisfatório -No segundo tempo, a postura corintiana mudou. Ao invés de segurar a bola nas laterais do campo, o clube jogou mais à frente, principalmente nos contra-ataques, equilibrando o jogo. Por outro lado, a zaga paulista ficou mais exposta. Com isso, o jogo ficou mais dinâmico.

Huérfano desperdiçou ótima chance de abrir o placar para o Millionarios aos 6 minutos, quando arriscou chute colocado que passou perto do ângulo do gol paulista.

O troco do Corinthians veio aos 17. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Henrique, que acertou o travessão colombiano.

Com o fim da partida se aproximando, a postura da equipe foi ficando mais cautelosa, mostrando que um empate fora de casa contra uma equipe que deve brigar por uma vaga nas oitavas era visto como um bom resultado na estreia.

O técnico do Timão colocou em campo os atacante Júnior Dutra e Emerson Sheik para dar mais experiência ao time, mas a partida, que vinha sendo disputada de maneira limpa até então, ganhou contexto violento nos minutos finais: foram seis cartões amarelos, três para cada lado.

Na próxima rodada, no dia 14 de março, o Corinthians recebe em Itaquera o Deportivo Lara, da Venezuela. No dia seguinte, o Millionarios visita o Independiente, da Argentina.

am