Topo

Neymar está em Belo Horizonte para ser operado

02/03/2018 21h05

Belo Horizonte, 3 Mar 2018 (AFP) - O craque Neymar chegou nesta sexta-feira em Belo Horizonte, onde será submetido no sábado a uma operação no pé direito, segundo um jornalista da AFP.

O atacante do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, 26 anos, chegou num veículo preto ao hospital Mater Dei, na capital mineira, por volta das 19h40, depois de desembarcar de um jato particular no aeroporto.

O jogador mais caro do mundo passará por cirurgia para tratar uma fratura no quinto metatarso do pé direito, uma lesão que o tirou do confronto da próxima terça-feira contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, e colocou em suspense sua participação na Copa do Mundo da Rússia (14 de junho-15 de julho).

A operação será realizada neste sábado de manhã.

Todas as precauções foram tomadas para que nenhuma informação escape para o exterior: os funcionários do hospital foram notificados sobre a proibição de usar o celular na proximidade do jogador.

Em caráter excepcional, os enfermeiros e médicos só terão acesso aos relatórios médicos de seus pacientes diretos e só poderão visitar andares predeterminados.

Segundo José Luis Runco, ex-chefe do departamento médico da seleção brasileira, "não é uma cirurgia difícil, desde que se tenha todos os cuidados necessários". O procedimento deverá durar cerca de uma hora.

Runco explicou que o prazo de recuperação será normal: de duas a três semanas sem poder pisar, seguido por um período de muletas. Após a cicatrização, trabalho de fisioterapia para manter o movimento do tornozelo e fortalecer a panturrilha. Em seguida, exercícios com peso e posteriormente, treinamentos.

O médico avaliou que Neymar vai se recuperar rapidamente "porque é atleta e jovem", mas "é importante que saiba que enfrentará um período de sacrifício".

Enquanto a imprensa especula sobre o retorno de Neymar para a estreia da seleção na Copa do Mundo, no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov, a torcida brasileira não parece preocupada, e apenas meia dúzia de curiosos apareceu no hospital em Belo Horizonte.

"Pensei que haveria mais gente", comentou um vizinho do hospital, avaliando que Neymar "não está em seu pico de popularidade após o fracasso na Copa de 2014".

"Acredito que será rápido, em 60 dias vai estar de volta, jogando ou treinando", disse à AFP Mario Casciano. "Este médico é um fenômeno".

Neymar será operado pelo médico da seleção Rodrigo Lasmar.

João Victor Lara, 14 anos, também está confiante: "É um médico de referência mundial, e brasileiro. Tem o maior interesse de que se recupere bem e logo". Neymar "é o astro do mundo, com a técnica e a qualidade que tem chegará" ao Mundial