Topo

Itália, Polônia e Portugal aspiram sediar final da Liga de Nações europeia

09/03/2018 16h20

Paris, 9 Mar 2018 (AFP) - Itália, Polônia e Portugal são as candidatas para sediar a primeira fase final da Liga de Nações europeia - semifinais e final -, em junho de 2019, anunciou nesta sexta-feira a Uefa.

A nova competição vai substituir os tradicionais amistosos a partir de setembro. As três seleções estão no mesmo grupo do torneio e o primeiro colocado vai organizar os últimos jogos decisivos, explicou a federação europeia.

A Liga de Nações vai iniciar com uma fase de grupos entre setembro e novembro. No total, 55 nações do continente estão repartidas em quatro ligas (A, B, C e D) em função do coeficiente Uefa. As ligas estão divididas em grupos de três ou quatro equipes.

Os quatro vencedores dos grupos da Liga A vão se enfrentar em um quadrangular final entre os dias 5 e 9 de junho em 2019. O país sede será Itália, Polônia ou Portugal.

O objetivo da competição é que os jogos entre seleções sejam mais equilibrados, no lugar dos amistosos que frequentemente não eram atrativos. Além disso, vai garantir quatro vagas suplementares para a Eurocopa de 2020, destinadas a priori para seleções mais modestas.

Ao mesmo tempo, as tradicionais eliminatórias para a Euro serão disputadas entre março e novembro de 2019.