Topo

Esporte

Sem Neymar, Tite convoca novidades para amistosos do Brasil

12/03/2018 13h35

Rio de Janeiro, 12 Mar 2018 (AFP) - O técnico Tite aproveitou a lesão de Neymar para convocar novidades, como Talisca e Willian José, nesta segunda-feira, para os amistosos da seleção brasileira contra Rússia e Alemanha nos dias 23 e 27 de março.

A lista do comandante canarinho é a última antes da convocação final no início de maio, que definirá os jogadores que vão viajar à Rússia para buscar o hexacampeonato da Copa do Mundo. A competição vai ser disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

A relação deveria ter sido revelada no último dia 2 de março, mas foi adiada em dez dias para observar a evolução da lesão de Neymar e outros atletas. O craque do Paris Saint-Germain vai ficar fora dos gramados por mais de dois meses, mas outros jogadores também voltando do departamento médico, como Marcelo, Marquinhos e Fernandinho, foram chamados por Tite.

Neymar se machucou no dia 26 de fevereiro, durante partida contra o Olympique de Marselha pela Ligue 1. Segundo o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, o atacante deve ficar parado "entre dois meses e meio e três meses", perdendo boa parte da temporada europeia, mas a tempo de se preparar para o Mundial.

"A primeira preocupação é com a saúde do atleta. Não se paga o preço de vencer uma Copa do Mundo com a saúde de alguém", afirmou Tite em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.

"Neymar é um jogador diferente, é Top 3. Mas equipe forte se faz independentemente de nomes. Força de equipe é fundamental e temos que ter essa força para suplantar adversidades, como essa, mas projetando tê-lo para a Copa", acrescentou.

Ao seu lado, o preparador físico Fabio Mahseredjian disse que a lesão pode permitir o craque chegar mais fresco no Mundial.

"Preferíamos que não tivesse uma lesão deste tipo, que estivesse 100% fisicamente e tecnicamente, mas o lado bom é que não vai estar com uma carga de jogos elevada", indicou.

Um relatório será apresentado em meados de abril para avaliar quando o camisa 10 poderá voltar a treinar.

- Alternativas táticas -Com a ausência de Neymar, Tite disse nesta segunda-feira que poderia testar Douglas Costa jogando pelo lado esquerdo do ataque, com William pela direita e Philippe Coutinho mais recuado pelo meio.

O treinador decidiu convocar 25 jogadores para os amistosos, em vez dos 23 nomes chamados usualmente, para realizar novos testes antes de anunciar a lista final.

Willian José, atacante de 26 anos, foi convocado pela primeira vez para o time principal da amarelinha graças ao bom desempenho defendendo a Real Sociedad. Já Talisca, que brilha com a camisa do Besiktas, foi convocado para dois amistosos em 2014.

O Brasil vai enfrentar a Rússia no dia 23 de março, em Moscou, antes de viajar à Berlim para reencontrar a Alemanha pela primeira vez depois do fatídico 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014.

O grupo vai estrear na Copa do Mundo no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. Depois, encara a Costa Rica e a Sérvia, nos dias 22 e 27 do mesmo mês, respectivamente.

Perguntado sobre os favoritos para o título, Tite citou Brasil, Alemanha, Espanha e França. Argentina, Portugal e Bélgica foram colocados em um segundo escalão de favoritos.

-- Lista de 25 jogadores convocados para os amistosos contra Rússia e Alemanha:

Goleiros: Alisson (Roma/ITA), Neto (Valencia/ESP), Ederson (Manchester City/ING)

Defensores: Daniel Alves (Paris SG/FRA), Fagner (Corinthians) Filipe Luis (Atlético de Madri/ESP), Marcelo (Real Madrid/ESP), Miranda (Inter de Milão/ITA), Marquinhos (Paris SG/FRA), Thiago Silva (Paris SG/FRA), Geromel (Grêmio), Rodrigo Caio (São Paulo)

Meias: Casemiro (Real Madrid/ESP), Fernandinho (Manchester City/ING), Fred (Shakhtar Donestk/UCR), Paulinho (Barcelona/ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan/CHI), Willian (Chelsea/ING), Philippe Coutinho (Barcelona/ESP), Talisca (Besiktas/TUR).

Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City/ING), Roberto Firmino (Liverpool/ING), Douglas Costa (Juventus/ITA), Willian José (Real Sociedad/ESP), Taison (Shakhtar Donestk/UCR).

Mais Esporte