Topo

Esporte

United e Roma apostam no fator casa para avançarem na Liga dos Campeões

12/03/2018 14h20

Paris, 12 Mar 2018 (AFP) - Manchester United e Roma vão receber respectivamente Sevilla e Shakhtar Donetsk, nesta terça-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, em busca de manter a soberania em seus míticos estádio Old Trafford e Olímpico para avançarem no torneio continental.

Do outro lado, espanhóis e ucranianos sonham em conquistar estes templos do futebol mundial para agarrarem a vaga para as quartas de final derrubando gigantes.

Os italianos têm tarefa complicada contra o Shakhtar, que venceu em casa por 2 a 1. Graças ao gol fora de casa, a equipe pode avançar com vitória simples por 1 a 0, mas dois gols de diferença tranquilizariam a torcida para chegar às quartas pela primeira vez nesta década.

A boa notícia é que os comandados técnico Eusebio Di Francesco vêm de duas boas vitórias, por 3 a 0 sobre o Torino e por 4 a 2 sobre a então líder do campeonato italiano, Napoli, que agora ocupa o segundo lugar atrás da Juventus.

"Se repetirmos amanhã a atuação que tivemos contra a Napoli, acho que daremos um significativo passo adiante. Especialmente no plano mental, precisamos mostrar maior consistência", disse Di Francesco nesta segunda-feira.

Por outro lado, o Shakhtar viaja ao Olímpico com retrospecto de cinco vitórias nos últimos jogos em todas as competições. Foram 18 gols marcados e apenas um sofrido, justamente contra o adversário desta terça.

Para encarar os italianos, o time conta com a boa fase de Marlos, 29 anos, e mais recente representante de uma longa sequência de brasileiros que tiveram sucesso com a equipe, como Willian, Fernandinho ou Brandão. Após conquistar a nacionalidade há alguns meses, o meia atacante já vestiu a camisa da seleção da Ucrânia.

Taison e Fred, convocados nesta terça por Tite para os amistosos da seleção brasileira, também vão estar em campo no Olímpico e têm uma motivação extra, após serem chamados para vestir a amarelinha outra vez.

A única vez que os ucranianos chegaram às quartas foi em 2011, eliminando a mesma Roma do duelo de amanhã.

Na Inglaterra, o Sevilla quer acabar com a maldição das oitavas de final na Liga dos Campeões.

"Esperamos o Sevilla dos grande duelos, um grande da Europa nos últimos anos", disse nesta segunda-feira o presidente do clube andaluz, José Castro, ao entrar no avião para visitar a "Terra da Rainha".

Tricampeão consecutivo da Liga Europa entre 2014 e 2016, o Sevilla ainda precisa superar as oitavas de final da Liga dos Campeões. Desde 2008, a equipe andaluza caiu três vezes nesta fase.

O Sevilla não voltou a se colocar entre os oito melhores da principal competição europeia desde a estreia no torneio, em 1957/1958. Na ocasião, caiu para o Real Madrid (8-0 e 2-2).

O time inglês vai abrir o Old Trafford com a dúvida sobre a presença do francês Paul Pogba, que não treinou nesta segunda-feira e pode ceder a vaga para Jesse Lingard entre os 11 titulares.

O técnico José Mourinho explicou nesta segunda que o jogador treinou "um pouco" no centro de Carrington, apesar de não completar as práticas com os companheiros na maior parte da sessão.

"Amanhã e sábado (contra Brighton) são jogos onde, no final, ou passa ou não passa. Então, são mais importantes que os jogos da Liga", disse o técnico José Mourinho em coletiva que antecede o jogo de terça.

"Vamos tentar provar que podemos jogar melhor do que na ida e tentar ganhar o jogo, mas a realidade é que agora não temos nenhuma vantagem", acrescentou.

Vice-líder da Premier League, a 13 pontos do rival City, o United aposta todas as fichas em voltar a levantar a Champions novamente depois do título de 2008.

-- Programação dos jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões:

- Terça-feira (16h45):

Manchester United (ING) - Sevilla (ESP) (ida: 0-0)

AS Roma (ITA) - Shakhtar Donetsk (UCR) (1- 2)

- Quarta-feira:

(14h00) Besiktas (TUR) - Bayern de Munique (ALE) (0-5)

(16h45) Barcelona (ESP) - Chelsea (ING) (1-1)

- Calendário:

Sorteio das quartas de final: 16 de março

Quartas de final: ida 3 e 4 abril, volta 10 e 11 abril

Sorteio de semifinais: 13 abril

Semifinais: ida 24 e 25 abril, volta 1 e 2 de maio

Final: 26 de maio em Kiev.

Mais Esporte