Topo

Barça-Chelsea, clássico europeu pela quartas de final; Bayern faz turismo na Turquia

13/03/2018 16h05

Paris, 13 Mar 2018 (AFP) - Barcelona e Chelsea se enfrentam em um clássico do futebol europeu, nesta quarta-feira, pela partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, enquanto o Bayern de Munique visita o Besiktas com clima de formalidade após vitória por 5 a 0 na ida.

Após um duelo intenso em Stamford Brige em que jogou melhor, o Chelsea terminou frustrado com o gol de Lionel Messi que decretou o empate em 1 a 1.

"É uma pena, existe um pouco de decepção, mas ao mesmo tempo este jogo vai nos dar muita confiança para a volta. A classificação está aberta, mostramos que estamos preparados para trabalharmos juntos. Se guardarmos este bom momento com a bola, podemos fazer algo extraordinário no Camp Nou", indicou o técnico italiano Antonio Conte.

Desde então, os Blues sofreram duas derrotas para os líderes da Premier League, Manchester City (1-0) e Manchester United (2-1). Os resultados distanciaram o atual campeão do campeonato inglês da zona da classificação para a próxima Champions.

As estatísticas indicam que das 11 vezes que o Barcelona chegou ao jogo de volta de uma eliminatória oficial com empate em 1 a 1 na ida, os catalães avançaram em nove oportunidades. No entanto, o líder da LaLiga não quer ficar confiante demais.

"É um time que pode fazer gol a qualquer momento. Não sei se irão mais acima ou mais abaixo, mas nós temos que fazer nosso jogo e nos fixarmos excessivamente no que eles fizerem", disse nesta terça-feira o técnico catalão Ernesto Valverde.

Para o duelo, o Barça vai voltar a contar com a dupla Luis Suárez e Messi no comando do ataque. O argentino, que no sábado se tornou pai pela terceira vez, salvou a visita do time espanhol com o gol de empate em Londres.

Se marcar duas vezes no Camp Nou, Messi chegará a marca de 100 gols na Liga dos Campeões.

Para vencer os comandados de Antonio Conte "não existe uma fórmula secreta, senão manter constância e seguir tentando", acrescentou o treinador.

Já Conte indicou que "é preciso estar muito concentrado o tempo todo, saber que vamos ter momentos de sofrimento. Porque não só o Chelsea, mas todo time tem que estar preparado para sofrer contra o Barcelona".

- Formalidade x Milagre -Já a outra partida do dia, entre Besiktas e Bayern de Munique, se apresenta inicialmente sem emoção. No jogo de ida na Allianz Arena, os bávaros atropelaram o time turco por 5 a 0, resultado que praticamente confirma os alemães na próxima fase. Apenas um milagre ou uma hecatombe tira o líder da Bundesliga das quartas de final.

"Na volta vou colocar meu melhor time em campo. Na Liga dos Campeões não se pode assumir riscos", declarou o técnico do Bayern, Juppp Heynckes.

Mas o treinador conta com uma grande lista de desfalques, a começar pelo holandês Arjen Robben com dores no nervo. Os franceses Kingsley Koman, operado do tornozelo, e Corentin Tolisso, que no sábado sofreu forte contusão na tíbia, além do capitão Manuel Neuer, que ainda não se recuperou de fratura no pé, também estão de fora do confronto.

O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões será realizado na sexta-feira (16). Os jogos da próxima fase eliminatória serão disputados nos dias 3 e 4 de abril, pela ida, e uma semana depois (10 e 11) as equipes se enfrentam pelos jogos de volta.

-- Programação dos jogos de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões:

Quarta-feira:

(14h00) Besiktas (TUR) - Bayern de Munique (ALE) (0-5)

(16h45) Barcelona (ESP) - Chelsea (ING) (1-1)

- Calendário:

Sorteio das quartas de final: 16 de março

Quartas de final: ida 3 e 4 abril, volta 10 e 11 abril

Sorteio de semifinais: 13 abril

Semifinais: ida 24 e 25 abril, volta 1 e 2 de maio

Final: 26 de maio em Kiev.