Topo

Vinicius Jr entra, faz dois e dá vitória ao Flamengo na Libertadores

15/03/2018 00h22

Guayaquil, Equador, 15 Mar 2018 (AFP) - O Flamengo conquistou sua primeira vitória no Grupo 4 da Copa Libertadores ao vencer de virada por 2 a 1 o Emelec, nesta quarta-feira em Guayaquil, no Equador, graças aos dois gols da joia Vinicius Junior.

O atacante Brayan Angulo chegou a abrir o placar para o time da casa aos 19 minutos do segundo tempo, mas a jovem promessa rubro-negra de 17 anos, que entrou em campo aos 21 minutos da segunda etapa, garantiu os três pontos para o Flamengo com belos gols aos 32 e 40 minutos.

A partida serviu para quebrar um tabu que vinha incomodando a torcida do Flamengo: o clube não vencia uma partida fora de casa na Libertadores desde 2014, quando enfrentou o próprio Emelec. No ano passado, o Fla foi eliminado na fase de grupos da competição ao vencer todos os jogos no Maracanã, mas ser derrotado nos três jogos como visitante.

Com a vitória, o Flamengo assume provisoriamente a liderança isolada do Grupo 4 com 4 pontos, à espera do resultado do duelo entre o colombiano Santa Fe e o argentino River Plate, que têm 1 ponto cada e completam a rodada no dia 5 de abril. O Emelec também soma 1 ponto.

- Fla organizado -Pressionado após sofrer um empate desanimador em casa na estreia na Libertadores diante do River Plate (1-1), o Flamengo sabia que precisava buscar pontos fora de casa contra o Emelec, teórico adversário mais fraco do grupo.

Com isso, os comandados do técnico Paulo César Carpegiani entraram em campo focados desde o início e tiveram bom volume de jogo, sempre apostando em Diego e Lucas Paquetá para puxar contra-ataques perigosos.

O Flamengo, porém, se viu prejudicado por um erro clamoroso da arbitragem logo aos 6 minutos de jogo, quando Diego lançou Everton Ribeiro na área e Guagua tirou a bola do pé do jogador rubro-negro colocando a mão na bola.

Apesar das veementes reclamações dos jogadores do Fla, o árbitro não quis saber de conversa e mandou o jogo seguir.

O Fla não se abateu e manteve o domínio do jogo, sem se deixar intimidar pela bela atmosfera da torcida do Emelec, que lotou o estádio de Guayaquil.

Paquetá foi o responsável pelas duas maiores chances de gol rubro-negras no primeiro tempo, ao aparecer na entrada da área livre para finalizar em jogadas individuais, mas mandou as duas bolas para fora.

- Vini salva -Na volta do intervalo, o panorama da partida não mudou. O Flamengo manteve sólida sua boa postura em campo, mas seguiu pecando na conclusão das jogadas ofensivas.

Henrique Dourado, com a árdua tarefa de substituir o suspenso Paolo Guerrero, teve noite muito ruim. O ex-atacante do Fluminense foi o jogador que mais finalizou na partida (6), mas perdeu chances claríssimas, duas em cabeçadas na pequena área praticamente sem marcação que poderiam ter custado caro ao Fla.

Enquanto o Flamengo perdia gols, o Emelec foi se aventurando no ataque e, na primeira boa trama ofensiva, abriu o placar.

Aos 19 minutos, Angulo recebeu lançamento na área, fez o pivô pra cima de Rodolfo e chutou forte, contando com um desvio na perna do zagueiro para enganar o goleiro Diego Alves.

Sem opção a não ser jogar a equipe ao ataque, Carpegiani tirou Everton Ribeiro e colocou o habilidoso Vinicius Junior, que se tornaria o grande nome do jogo.

A joia, comprado pelo Real Madrid por 45 milhões de euros, mostrou que tem potencial para valer cada centavo investido pelo gigante espanhol.

Aos 32, Vinicius recebeu pela ponta esquerda, driblou três marcadores e chutou de canhota para empatar a partida.

Oito minutos depois, o jovem de 17 anos, em outra arrancada pela ponta esquerda, tabelou com Diego, e acertou um lindo chute colocado, também de canhota, para dar a tão importante vitória ao Flamengo e recolocar o clube carioca no caminho da tão almejada classificação às oitavas de final.