Topo

Londres pede garantias de segurança para torcedores na Copa da Rússia

21/03/2018 12h43

Londres, 21 Mar 2018 (AFP) - Londres espera que Moscou garanta a segurança dos torcedores da Inglaterra que viajem ao país para assistir a Copa do Mundo da Rússia-2018, revelou nesta quarta-feira o ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, em plena crise entre ambos países.

"Por enquanto não queremos dissuadir as pessoas para irem, queremos escutar dos russos que passos estão tomando para proteger" os torcedores, disse Johnson durante visita ao parlamento britânico para analisar a escalada entre ambos países, por conta da tentativa de assassinato de um ex-espião russo em solo britânico.

"Corresponde à Rússia garantir a segurança dos torcedores ingleses", insistiu Johnson, lembrando que este é um dever estipulado no contrato entre Fifa e Rússia para a organização do Mundial.

De todos, constatou Johnson, "os pedidos de torcedores ingleses para irem ao Mundial da Rússia é um quarto do que era, na mesma época, para irem ao Brasil".

O ministro estimou que 94.000 torcedores deveriam ter pedido ingressos, mas apenas 24.000 completaram as solicitações.

"Cooperamos a nível policial com os russos. Existem perguntas sobre como continuará essa cooperação. Meu desafio às autoridades russas é demonstrar que os 24.000 solicitantes britânicos de ingressos vão ser bem tratados, vão estar seguros".

al-ar/mb/fa