Topo

Hamilton faz primeira pole da temporada no GP da Austrália de F1

24/03/2018 12h55

Melbourne, 24 Mar 2018 (AFP) - O atual campeão mundial Lewis Hamilton conseguiu a pole position do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, neste sábado, depois de completar uma última volta emocionante para largar na primeira posição da corrida que abre a temporada 2018.

Hamilton superou os adversários ao completar o circuito em 1 minuto, 21 segundos e 164 centésimos, conquistando a pole número 73 da carreira.

Hamilton confirmou as qualidades de seu carro e demonstrou que está preparado para repetir o duelo emocionante contra o também tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

A dupla da Ferrari sai logo atrás, com Kimi Raikkonen e Vettel respectivamente no segundo e terceiro lugar. Max Verstappen (Red Bull) completa a segunda fila largando da quarta posição.

Hamilton impôs diferença de 664 centésimos para Raikkonen. Já o companheiro de escuderia, o finlandês Valtteri Bottas, vai precisar substituir a caixa de câmbio do carro após acidente na sessão classificatória. Por conta disso, vai perder cinco posições no grid de largada, saindo da 15ª colocação.

O britânico inicia a temporada como favorito para conquistar o quinto título mundial da categoria. Na primeira corrida, demonstrou sua força diante dos principais adversários Sebastian Vettel (Ferrari) e o jovem Max Verstappen (Red Bull).

Assim como o rival alemão, Hamilton conta com duas vitórias em Melbourne (2008 e 2015). O britânico se mostrou eufórico e desafiador na coletiva de imprensa após o treino classificatório.

Hamilton desmentiu a existência de um "botão mágico" para que o motor funcione melhor, respondendo a pergunta irônica de Vettel sobre o motivo para que o britânico guardasse o melhor para o final

"Esperava a Q3 para apagar o sorriso do seu rosto", respondeu sorridente. Mas Hamilton não pode se esquecer da temporada passada, em que também conquistou a pole mas acabou perdendo a corrida para Vettel.

"As coisas vão ser mais apertadas na corrida", afirmou o alemão com expressão séria. O companheiro de escuderia, Raikkonen, também mostrou otimismo apesar de "obviamente a diferença de tempo ser bastante grande".

-- Grid de largada para o GP da Austrália de Fórmula 1:

- Primeira fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

- Segunda fila:

Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)

- Terceira fila:

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)

- Quarta fila:

Nico Hülkenberg (ALE/Renault)

Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)

- Quinta fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Renault)

Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault)

-Sexta fila:

Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault)

Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)

-Sétima fila:

Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)

Estéban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)

-Oitava fila:

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda)

-Nona fila:

Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)

Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari)

-Décima fila:

Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes)

Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)