Topo

Esporte

Clubes italianos apresentam balanço econômico positivo após 17 anos

26/03/2018 14h28

Roma, 26 Mar 2018 (AFP) - Pela primeira vez desde a temporada 1999-2000, os clubes do Campeonato Italiano registraram em 2016-2017 um balanço global positivo de três milhões de euros, informou nesta segunda-feira o diário esportivo Gazzetta dello Sport.

Na temporada 2015-16, os clubes da Serie A registraram um déficit global de 222 milhões de euros, enquanto na temporada anterior as perdas chegaram a 365 milhões de euros, segundo dados recolhidos pela Gazzetta.

O jornal esportivo italiano revela que na temporada 2016-2017 onze clubes tiveram um balanço econômico positivo, enquanto nove ficaram no vermelho.

À frente da lista estão Napoli, que teve 66 milhões de euros de lucro, e Juventus, com 42,6 milhões.

A Lazio completa o pódio, com 11,4 milhões de euros de receita. Sampdoria e Sassuolo são alguns dos outros clubes que terminaram o ano no azul.

Segundo a Gazzetta, estes números positivos podem ser explicados pelos altos valores na venda de jogadores como o argentino Gonzalo Higuaín, que trocou o Napoli pela Juventus, ou Paul Pogba, que foi da Juve para o Manchester United.

Por outro lado, o Milan apresentou perdas de quase 75 milhões de euro e a Roma teve déficit de 41,7 milhões. A Inter de Milão também perde dinheiro (-24,6 milhões). Tanto Roma como Inter sofreram punições por desrespeitar as regras do fair-play financeiro. O Milan será punido num futuro próximo.

A Gazzetta salientou também o crescente endividamento dos clubes, que superou a casa dos 2 bilhões de euros pela primeira vez.

O jornal lembra a forte dependência dos clubes italianos em direitos de televisão, que representam 56% das receitas globais dos clubes.

stt/dlo/am

Lazio

MANCHESTER UNITED

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte